Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3707
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da aprendizagem em matemática: um olhar às práticas na Rede Pública de Ensino de Mamanguape/PB
metadata.dc.creator: Silva, Fabricio de Lima Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Francisca Terezinha Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)-Monografia. A pesquisa é intitulada “Avaliação da aprendizagem em Matemática: um olhar às práticas na Rede Pública de Ensino de Mamanguape/PB” e foi desenvolvida com professores das escolas estaduais e municipais localizadas na cidade de Mamanguape/PB. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as práticas de avaliação realizadas por professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Pública de Mamanguape/PB e como objetivos específicos: Realizar um levantamento das práticas de avaliação realizadas por professores de instituições do ensino público da cidade de Mamanguape; Identificar as principais crenças dos professores de Matemática sobre avaliação da aprendizagem; Identificar quais os instrumentos de avaliação utilizados com os alunos nas escolas públicas de Mamanguape. Para alcançar esses objetivos foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com quatro professores do 9º ano do Ensino Fundamental, tomando como referência as contribuições de autores como Luckesi (2011), Hoffmann (2009), Dante (2005), Valente (2008), entre outros. Foi possível identificar a partir das respostas dadas pelos professores, que ainda há práticas centradas em uma visão tradicional de ensino; que os professores acreditam haver diferenças entre avaliação em Matemática e em outros componentes curriculares.
Abstract: This paper presents the results of a survey conducted for Work Course Conclusion (TCC) -Monograph. The research is entitled "Learning evaluation in Mathematics: A look at practices in the Public System Teaching of Mamanguape / PB" and was developed with teachers in state and municipal schools located in the town of Mamanguape / PB. This research aimed to investigate the evaluation practices carried out by teachers who teach Mathematics in the final years of elementary school in the Public System of Mamanguape / PB and the following objectives: Carry out a survey of evaluation practices conducted by institutions of public education teachers of Mamanguape; Identify the main beliefs of mathematics teachers on evaluation of learning; Identify the evaluation tools used with students in public schools in Mamanguape. To achieve these goals we made a qualitative research with four teachers of the 9th grade of elementary school, with reference to the contributions of authors like Luckesi (2011), Hoffmann (2009), Dante (2005), Valente (2008), among others. Were identified from the answers given by the teachers, there are still practices centered on a traditional view of education; that teachers believe there are differences between evaluation in mathematics and other curriculum components.
Keywords: Avaliação
Aprendizagem
Matemática - Professor
Evaluation
Learning
Mathematics Teacher
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3707
Issue Date: 19-Mar-2015
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLBS13072016.pdf638,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons