Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3710
Tipo: TCC
Título: Estratégias pedagógicas na construção de conceitos trigonométricos
Autor(es): Santos, Welton Ramos Matias dos
Primeiro Orientador: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Rio Tinto-PB, que teve como objetivo promover e discutir o uso de novas metodologias no ensino da trigonometria. A pesquisa foi desenvolvida por 38 alunos do 2° ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos, quanto aos procedimentos foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi caracterizada como exploratória e como método de abordagem do problema foram o método qualitativo e quantitativo. Já o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi um questionário diagnóstico contento 7 questões fechadas. Ao final da pesquisa foi possível concluir que após o minicurso, o conteúdo de trigonometria foi melhor compreendido pelos alunos, despertando seu interesse pela disciplina, desenvolvendo sua criatividade, promovendo assim uma melhoria no seu processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present work presents the results of an investigation carried out at a State School of Primary and Secondary Education, in the city of Rio Tinto-PB, whose objective was to promote and discuss the use of new methodologies in the teaching of trigonometry. The research was developed by 38 students of the 2nd year of High School. The methodology used to reach the proposed objectives, regarding the procedures were the bibliographic research and the case study. Regarding the objectives, the research was characterized as exploratory and as method of approach of the problem were the qualitative and quantitative method. The instrument used in the data collection of the research was a diagnostic questionnaire with 7 closed questions. At the end of the research it was possible to conclude that after the mini-course the trigonometry content was better understood by the students, arousing their interest in the student's discipline, developing their creativity, thus promoting an improvement in their teaching-learning process.
Palavras-chave: Trigonometria
Ensino-Aprendizagem
Ensino de Matemática
Trigonometry
Teaching-Learning
Mathematics Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3710
Data do documento: 22-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WRMS06042017.pdf646,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons