Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3710
Tipo: | TCC |
Título: | Estratégias pedagógicas na construção de conceitos trigonométricos |
Autor(es): | Santos, Welton Ramos Matias dos |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Rio Tinto-PB, que teve como objetivo promover e discutir o uso de novas metodologias no ensino da trigonometria. A pesquisa foi desenvolvida por 38 alunos do 2° ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos, quanto aos procedimentos foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi caracterizada como exploratória e como método de abordagem do problema foram o método qualitativo e quantitativo. Já o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi um questionário diagnóstico contento 7 questões fechadas. Ao final da pesquisa foi possível concluir que após o minicurso, o conteúdo de trigonometria foi melhor compreendido pelos alunos, despertando seu interesse pela disciplina, desenvolvendo sua criatividade, promovendo assim uma melhoria no seu processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The present work presents the results of an investigation carried out at a State School of Primary and Secondary Education, in the city of Rio Tinto-PB, whose objective was to promote and discuss the use of new methodologies in the teaching of trigonometry. The research was developed by 38 students of the 2nd year of High School. The methodology used to reach the proposed objectives, regarding the procedures were the bibliographic research and the case study. Regarding the objectives, the research was characterized as exploratory and as method of approach of the problem were the qualitative and quantitative method. The instrument used in the data collection of the research was a diagnostic questionnaire with 7 closed questions. At the end of the research it was possible to conclude that after the mini-course the trigonometry content was better understood by the students, arousing their interest in the student's discipline, developing their creativity, thus promoting an improvement in their teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Trigonometria Ensino-Aprendizagem Ensino de Matemática Trigonometry Teaching-Learning Mathematics Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3710 |
Data do documento: | 22-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WRMS06042017.pdf | 646,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons