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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37112| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Implementação do Programa de Gestão e Desempenho nos Institutos Federais do Nordeste: uma análise comparativa de conformidade normativa |
| Autor(es): | Silva, Danilo Ávila dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Souza, Rosilene Paiva Marinho de |
| Resumo: | A gestão de desempenho é um tema que se torna cada vez mais relevante em um país que enfrenta desafios significativos em sua administração pública. A partir da década de 1990, o Brasil começou a adotar uma abordagem mais gerencialista, com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. O Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que se insere nesse contexto, foi criado para promover uma gestão orientada a resultados, permitindo que as instituições públicas se afastassem de um modelo burocrático e se aproximassem de práticas mais flexíveis e adaptativas. A presente pesquisa destacou a importância de se avaliar como os Institutos Federais do Nordeste estão implementando o PGD, especialmente após a publicação do Decreto no 11.072/2022 e da Instrução Normativa no 24/2023. Esses documentos estabeleceram diretrizes que visam garantir a transparência e a eficiência na gestão pública, exigindo que as instituições adequassem suas normativas internas a essas novas orientações. A pesquisa teve como objetivo analisar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho no aspecto normativo dos Institutos Federais de Educação do Nordeste e justificou-se pela necessidade de compreender essa nova diretriz de gestão e como ela tem sido aplicada nas diferentes realidades dos Institutos Federais, permitindo uma análise mais ampla das práticas institucionais. A metodologia adotada foi qualitativa, documental, descritiva e comparativa. A pesquisa se fundamentou na análise de conteúdos normativos buscando compreender os padrões de conformidade entre as normas gerais e as diretrizes internas dos Institutos. A coleta de dados foi realizada a partir de fontes documentais disponíveis publicamente, incluindo a análise do Decreto no 11.072/2022 e da Instrução Normativa no 24/2023, que serviram como base normativa para a pesquisa. Além disso, foram examinados os documentos normativos internos de cada Instituto Federal, permitindo uma comparação detalhada das práticas de implementação do PGD. A análise comparativa foi realizada por meio da metodologia de análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011), que possibilitou identificar categorias e temas emergentes a partir do conteúdo analisado. Essa abordagem permitiu uma investigação profunda das semelhanças e diferenças nas normativas, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das práticas institucionais e das adaptações necessárias para a implementação do PGD. Com isso, a pesquisa não apenas buscou avaliar a conformidade normativa, mas também identificar boas práticas que pudessem ser replicadas em outras instituições, promovendo uma melhoria contínua na governança pública e na transparência dos serviços prestados. |
| Abstract: | No Abstract. |
| Palavras-chave: | Gestão de desempenho - Institutos Federais Programa de Gestão e Desempenho - PGD Conformidade normativa |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37112 |
| Data do documento: | 10-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DaniloÁvilaDosSantosSilva_Dissert.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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