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metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do brincar no processo de desenvolvimento e da aprendizagem
metadata.dc.creator: Silva, Marleide Belízio da
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Joana Emília Paulino de Araújo
metadata.dc.description.resumo: A criança é dotada de um potencial criativo que pode ser muito estimulada pela relação lúdica que adquiri nas brincadeiras. O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança. Através das brincadeiras, a criança aprende a estimular suas capacidades cognitivas. Pode-se dizer que o brincar é um instrumento que contribui para o desenvolvimento do ser estimulando suas potencialidades e habilidades? A atividade lúdica é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento. Para Vygotsky (2007), na abordagem histórico-cultural, brincar é satisfazer necessidades com a realização de desejos que não poderiam ser imediatamente satisfeitos. O brincar seria um mundo ilusório, em que qualquer desejo pode ser realizado. Nosso objetivo visa abordar a importância de utilizar a brincadeira nas escolas de Educação Infantil. Como, também, mostrar que essas atividades ajudam a construir conhecimentos e facilitar a aprendizagem. Bem como, fazer ver que elas – as brincadeiras - podem ser entendidas como situações em que a criança possa expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro, devido ao momento de socialização existente no ato de brincar. Essas atividades lúdicas apontam como estimulantes na socialização entre crianças e adultos, fazendo com que vivenciem situações de cooperação, interação e respeito à alteridade. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, possibilitando que a criança resolva pequenos problemas e se sinta motivada em vencer seus próprios limites. Sendo assim, enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, suas habilidades e competências. Este estudo é uma pesquisa descritiva de teor teórico. Em primeiro momento, pode-se dizer que ele foi embasado em argumentos pré-existentes, os quais foram relacionados ao dia a dia dos alunos da Educação Infantil, num segundo momento se fez necessário à observância da realidade lúdica desses estudantes, a partir de uma pesquisa de campo, registrada e analisada através de entrevista aplicada aos docentes da Educação Infantil. Nossas considerações ressaltam a necessidade de que o trabalho docente privilegie o brincar como elemento favorecedor do desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da interação social das crianças.
Abstract: The child is provided with a creative potential that can be stimulated by very playful relationship that got in the games. Play is critical to children's development, through play; children learn playing to stimulate their cognitive abilities. You could say that playing is an instrument that contributes to the development of their potential to be stimulating and skills? Leisure activity is natural in children's lives. It is something that is part of everyday life and is defined as spontaneous, pleasurable and without compromise. For Vygotsky (2007), the cultural-historical approach, play is meeting needs with the fulfilment of desires that could not be immediately satisfied. The play would be an illusory world, where any desire can be realized. Our goal aims to discuss what is the importance of using the game in schools Early Childhood Education. How these activities help build knowledge? They can be understood as situations in which the child can express different feelings, and may gradually accept the existence of the other? These playful activities as stimulants point in socialization between children and adults, causing experiencing situations of cooperation, interaction and respect for otherness. In addition to providing recreational and pleasurable moments, allowing the child to solve small problems and feel motivated to overcome their own limits. Thus, while playing, the child is thinking, creating and developing, among other factors, their skills and expertise. This study is a descriptive survey of theoretical content. At first, it can be said that it was based on a pre - existing arguments, which were related to the daily lives of students from kindergarten when the empirical character is because it was necessary to observe the playful reality of these students, and this happened from a field survey, experienced and observed, recorded and analyzed through applied to teachers from kindergarten interview. Our considerations underscore the need for the teaching work favors playing as element that favors the development of imagination, creativity and social interaction of children.
Keywords: Aprendizagem
Desenvolvimento Infantil
Atividades Lúdicas
Educação Infantil
Learning
Child Development
Recreational Activities
Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3712
Issue Date: 14-Feb-2014
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