Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3713
metadata.dc.type: TCC
Title: O brincar como parte da aprendizagem: instrumentos didáticos utilizados pelos docentes da educação infantil do município de Caturité, PB
metadata.dc.creator: Menezes, Maria Rita Cordeiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Danielle Menezes de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se configura como uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de natureza exploratória, realizada nas Escolas Municipais: Antônio Trovão de Melo e José Cabral de Souza Filho situada em Caturité – PB. Tem como objetivo investigar como o lúdico é trabalhado pelos docentes da Educação Infantil dessas duas situadas no município de Caturité. Para isso foram analisadas as concepções dos professores de Educação Infantil em relação ao trabalho com atividades lúdicas. A análise nos permitiu constatar que os professores conhecem o significado do lúdico e desenvolve diversas brincadeiras dentro e fora da sala de aula. Constatamos também que as brincadeiras mais vivenciadas pelas crianças são as livres/espontâneas. Percebeu-se que o ensino infantil acontece em salas normais e com a mobília e ornamentação variada torna-se espaço infantil, o qual é restrito para atender as necessidades das crianças. Estes dados levam-nos a considerar que os espaços destinados à Educação Infantil nessas escolas não são adequados para receber as crianças pequenas, pois foram construídos para atender outra clientela.
Abstract: This work is configured as a field research with a qualitative exploratory approach held in Municipal Schools: Antonio Trovão de Melo e José Cabral de Souza Filho, sited in Caturité – PB. It aims to investigate how the ludic is worked by teachers of early childhood education in Caturité town. For this end, we analyzed the conceptions of kindergarten teachers in relation to work with recreational activities. The analysis allowed us to observe that teachers know the meaning of playful subjects and develops various activities inside and outside the classroom. We also note that the games more experienced by children are free/spontaneous. It was realized that early childhood education happens in normal rooms and the furniture and ornamentation varied becomes infantile space, which is restricted to meet the needs of children. These data lead us to consider that the spaces dedicated for early childhood education in these schools are not suitable for receiving small children.
Keywords: Lúdico - jogos e brincadeiras
Educação infantil
Prática pedagógica
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3713
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRCM02102013.pdf.pdf482,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.