Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3717
metadata.dc.type: TCC
Title: Para além da brincadeira: o lúdico na educação infantil
metadata.dc.creator: Lins, Maria Dalzivania Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Nayara Tatianna Santos da
metadata.dc.description.resumo: A ludicidade é considerada por vários estudiosos como uma maneira muito eficiente para o desenvolvimento e aprendizagem infantil, considerando o lúdico um importante aliado e de grande valor social, que pode oferecer diferentes possibilidades educacionais. Objetivamos através desta pesquisa a compreensão do lúdico como princípio para a construção do saber e para o desenvolvimento das relações entre a interação e os processos de desenvolvimento sociais, afetivos e cognitivos. Buscamos ainda identificar a importância do lúdico para a educação infantil, ou seja, como os jogos e as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem infantil e assim possibilitar a compreensão de que a utilização do lúdico através de jogos e brincadeiras proporciona uma melhor aprendizagem e desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico. Subsidiando a reflexão acerca da importância do trabalho com o lúdico, a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras nas atividades pedagógicas e a importância das mesmas na aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Abstract: The playfulness is considered by many scholars as a very efficient way for child development and learning, considering the play an important ally of great social value, which may offer different educational opportunities. We aim through this research to understand the playfulness as a principle for the construction of knowledge and the development of relations between the interaction and the processes of social, emotional and cognitive development. We seek to further identify the importance of playful childhood education, ie how games and the games contribute to children's development and learning, and thus enable the realization that the use of playfulness through games and activities provides a better learning and child development. The methodology is bibliographic character, turns to the analysis of some theoretical conceptions and practices of authors are highly respected in the educational area. Subsidizing reflection on the importance of working with the playful, the use of games, toys and games in educational activities and their importance in the learning and development of children.
Keywords: Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3717
Issue Date: 2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MDPL26032014.pdf519,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.