Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3724
metadata.dc.type: TCC
Title: Ludicidade: e sua influência na aprendizagem
metadata.dc.creator: Avelar, Maria Lutigar Almeida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bandeira, Rose Mary Bezerra Pinto
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata da ludicidade no qual apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. Foi feito um levantamento frente às possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos conhecimentos, desse modo, contribuindo para levantar as contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. O resultado desse estudo demonstrou que a escola pesquisada valoriza o lúdico e o toma como necessário para a aprendizagem da criança. Pudemos concluir a partir da análise das repostas dos sujeitos da pesquisa, que ficou nítida a valorização dessas atividades, tanto da parte da coordenadora, como da professora. No entanto, ressalta-se que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades. É o professor quem deve conduzir o aluno e as atividades a serem realizadas. O lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores como: capacitação dos profissionais envolvidos, infra-estrutura, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança, pois as atividades lúdicas não são somatórias, mas sim fazem parte do processo de aprendizagem.
Abstract: This monograph deals with the playfulness which presents the results of a qualitative research whose aim was to discuss the importance of play in the process of child development in order to build knowledge through play , games and toys . A survey was done facing the possibilities that the game triggers the construction and reconstruction of knowledge , thereby contributing to raising the contributions of playfulness in the teaching and learning process . The result of this study showed that the researched school appreciates the playful and take as needed for children's learning . We can conclude from the analysis of the responses of the subjects , which was clear appreciation of these activities , both for the coordinator and the teacher . However , it is emphasized that it is necessary to understanding the direction of such activities . It is the teacher who should lead the student and the activities to be carried out . The playful allows new ways of teaching , combined with factors such as : training of professionals, infrastructure , you can get a quality education , able to meet the essential interests of the child , as playful activities are not summations , but part of the learning process.
Keywords: Brincadeira
Educação Infantil
Ludicidade
Play
Early Childhood Education
Playfulness
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3724
Issue Date: 18-Dec-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLAA18032014.pdf451,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.