Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3724| Tipo: | TCC |
| Título: | Ludicidade: e sua influência na aprendizagem |
| Autor(es): | Avelar, Maria Lutigar Almeida de |
| Primeiro Orientador: | Bandeira, Rose Mary Bezerra Pinto |
| Resumo: | Este trabalho trata da ludicidade no qual apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. Foi feito um levantamento frente às possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos conhecimentos, desse modo, contribuindo para levantar as contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. O resultado desse estudo demonstrou que a escola pesquisada valoriza o lúdico e o toma como necessário para a aprendizagem da criança. Pudemos concluir a partir da análise das repostas dos sujeitos da pesquisa, que ficou nítida a valorização dessas atividades, tanto da parte da coordenadora, como da professora. No entanto, ressalta-se que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades. É o professor quem deve conduzir o aluno e as atividades a serem realizadas. O lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores como: capacitação dos profissionais envolvidos, infra-estrutura, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança, pois as atividades lúdicas não são somatórias, mas sim fazem parte do processo de aprendizagem. |
| Abstract: | This monograph deals with the playfulness which presents the results of a qualitative research whose aim was to discuss the importance of play in the process of child development in order to build knowledge through play , games and toys . A survey was done facing the possibilities that the game triggers the construction and reconstruction of knowledge , thereby contributing to raising the contributions of playfulness in the teaching and learning process . The result of this study showed that the researched school appreciates the playful and take as needed for children's learning . We can conclude from the analysis of the responses of the subjects , which was clear appreciation of these activities , both for the coordinator and the teacher . However , it is emphasized that it is necessary to understanding the direction of such activities . It is the teacher who should lead the student and the activities to be carried out . The playful allows new ways of teaching , combined with factors such as : training of professionals, infrastructure , you can get a quality education , able to meet the essential interests of the child , as playful activities are not summations , but part of the learning process. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Lúdico - jogos e brincadeiras Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3724 |
| Data do documento: | 18-Dez-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MLAA18032014.pdf | 451,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
