Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3739
Tipo: TCC
Título: Ludicidade: brinquedos e brincadeiras na educação infantil
Autor(es): Silva, Josefa Gláucia Leite da
Primeiro Orientador: Costa, Nayara Tatianna Santos da
Resumo: A criança tem a característica de entrar no mundo dos sonhos das fábulas e normalmente utiliza como ponte às brincadeiras. Quando esta brincando se expressa mostrando seu intimo, seus sentimentos e sua afetividade. Os espaços lúdicos são ambientes férteis também para a aprendizagem e o desenvolvimento, principalmente da socialização. Viram-se atividades nas quais foram observados conteúdos que envolvessem as brincadeiras lúdicas e que confirmam que as crianças aprendem com mais facilidade brincando. Esta pesquisa teve como foco principal a importância do brincar na educação infantil, buscando perceber como os professores dessa etapa compreendiam a dimensão do educar e do cuidar na educação infantil, bem como o brincar como elemento necessário para o desenvolvimento da criança e estratégia didático-pedagógica. Entendemos nesse contexto, a importância de um educador mediando a relação de ensino e aprendizagem com a ludicidade.
Abstract: The child has the feature to enter the world of dreams and fables normally use as a bridge to play. When this is expressed kidding showing their intimate, their feelings and affection. The play areas are also fertile environments for learning and development, especially of socialization. Found themselves in activities which content involving the playful banter and confirm that children learn more easily playing were observed. This research was mainly focused on the importance of play in early childhood education, seeking to understand how teachers understand the size of this phase of education and care in early childhood education as well as playing as necessary for the development of the child element and didactic- pedagogic strategy. We understand this context, the importance of an educator mediating the relationship of teaching and learning with playfulness.
Palavras-chave: Educação infantil
Escola
Lúdico - jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3739
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGLS24032014.pdf534,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.