Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3748
Tipo: TCC
Título: O lúdico com instrumento de aprendizagem no processo ensino-aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Santos, Crezenilda da Cruz
Primeiro Orientador: Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto
Resumo: Quando pensamos educação nos primeiros anos iniciais, de imediato elevamos nosso entender ao conjunto de idéias no aprender fazendo. Uma construção do conhecimento que se ancore no afeto, no brincar e no uso do corpo de maneira prazerosa e ingênua. ensino/aprendizagem se Através torna das atividades favorável, lúdicas conduzindo a o processo criança a de um desenvolvimento integral capaz de realizações e construções de um sujeito histórico e social. À medida que a criança vai se desenvolvendo, as atividades lúdicas e os jogos vão se tornando significativas, pois ao ter contato com objetos diversificados, e quando há o livre manuseio destes, são oferecidos à criança os incentivos necessários que irão subsidiar a aquisição do conhecimento, estimulando seu desenvolvimento integral. Com este intuito, a investigação transcorrerá a partir de uma pesquisa qualitativa, buscando descrever a importância do lúdico como mecanismo essencial na promoção do conhecimento. O principal objetivo da pesquisa é mostrar o entendimento das educadoras sobre como elas veem a questão do trabalho com lúdico em sala de aula e sua importância no desenvolvimento infantil e no processo de ensino aprendizagem. Enfim, a ludicidade que já é uma característica inata da infância também deve ser integrada ao processo de ensino como meio para enriquecer os aspectos educacionais, afetivos e sociais, instigando à curiosidade a criatividade e o interesse das crianças pelo processo de ensino e aprendizagem. A análise do desfecho da pesquisa contribuiu para perceber que os professores, em sua maioria, ainda não trabalham com as atividades lúdicas em sua totalidade objetivando estimular a inteligência da criança. Elas percebem a questão do lúdico como atividades que devem ser trabalhadas em intervalos entre uma aula e outra ou em momentos específicos.
Abstract: When we think of education in the first initial years immediately raise our understanding to the set of ideas in learning by doing. A knowledge building that anchors the affection, the play and the use of the body in a pleasurable and naive way. Through play activities the teaching / learning becomes favorable, leading the child to a full development capable of achievement and buildings of a historical and social subject. As child will develop, play activities and games are becoming significant, because when having contact with diverse objects, and when there is free handling of these are offered with the necessary incentives that will support the acquisition of knowledge, stimulating their integral development. To this end, research elapse from a qualitative research, seeking to describe the importance of recreation as a key mechanism in promoting awareness. The main objective of the research is to show an understanding of the educators on how they see the issue of work with play in the classroom and its importance in child development and teaching learning process. Anyway , the playfulness that is already an innate characteristic of childhood should also be integrated into the teaching process as a means to enrich the educational , emotional and social aspects , instigating curiosity creativity and interests of children by teaching and learning process. The analysis of the outcome of the research helped to realize that teachers, mostly not yet work with recreational activities in its entirety aiming to stimulate the child's intelligence. They see the issue as the playful activities that must be worked at intervals between one class and another, or at specific times.
Palavras-chave: Ensino - aprendizagem
Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3748
Data do documento: 30-Dez-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCS18032014.pdf456,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.