Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3756
metadata.dc.type: TCC
Title: A música como instrumento de aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Aguiar, Adriana Tavares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Kiara Tatianny Santos da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir do desejo de conhecer como as profissionais da educação infantil tem utilizado a música como instrumento de aprendizagem na sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida na Creche Sinhazinha Celino, situada em Campina Grande - Paraíba, com professoras da educação infantil. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância da música enquanto ferramenta pedagógica para o trabalho na educação infantil. Nossa fundamentação teórica foi baseada em vários autores, entre eles podemos citar alguns especiais como Brito (1998), Vygotsky (2009), Rapapport (1981), Damázio (1991) e o RCNEI (1998). A pesquisa se caracterizou como qualitativa e de campo, e o instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário. Constatamos que a nossa questão de pesquisa foi respondida, pois percebemos que a música está inserida na educação infantil como instrumento de aprendizagem. No entanto, a música não pode ser limitada apenas como ferramenta de trabalho, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral da criança.
Abstract: This paper was developed from the desire to know how education professionals use music as a tool for learning in Early Childhood Education. The research was conducted at Creche Sinhazinha Celino, located in Campina Grande/Paraíba, with teachers of Early Childhood Education. The main objective of the research was to analyze the importance of music as a teaching tool for the work in Early Childhood Education. Our theoretical framework was based on several authors, among them we can mention some special like Brito (1998), Vygotsky (2009), Rapapport (1981), Damazio (1991) and RCNEI (1998). The methodology was qualitative field research, and the instrument used for data collection was the questionnaire. It was noted that our research question was answered, because we realized that music is embedded in Early Childhood Education as a learning tool. However, music cannot be reduced to a mere work tool, because it speaks for itself and contributes to the holistic development of children.
Keywords: Música
Aprendizagem
Educação infantil
Music
Learning Instrument
Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3756
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATA21032014.pdf507.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.