Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3771
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico na educação infantil: subsídio indispensável para o processo ensino-aprendizagem da criança
metadata.dc.creator: Henrique, Adriana Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Nayara Tatianna Santos da
metadata.dc.description.resumo: Atualmente têm-se contemplado as mudanças nos paradigmas do que é oferecido às crianças em relação ao ato de brincar. No ambiente escolar existe cada vez menos tempo para atividades relacionadas à brincadeira. A partir da compreensão de que brincar não é um mero passatempo, uma vez que contribui no desenvolvimento da sua socialização e descobertas, a pesquisa que aqui se apresenta constituiu-se no sentido de refletir sobre a relevância das atividades lúdicas para a aprendizagem significativa da criança, discutindo o ensino e aprendizagem na educação infantil, abordando o conceito de aprendizagem significativa, compreendendo ainda o conceito de jogo, brinquedo e brincadeira e sua contribuição na formação integral da criança de educação infantil a fim de investigar a importância das atividades lúdicas para a formação integral da criança e o papel docente nesse contexto a partir da percepção dos professores. Mediante tal pressuposto, buscou-se aprofundamento teórico a partir de autores que enfocam esta temática, com destaque Burges (2000), Machado (1994), Vygotsky (1984), Freire (1996), Haetinger (2005), Negrine (1994), Kishimoto (1993), Piaget (1976), Oliveira (2002) os quais serviram de base para esse estudo. Foi necessário fazer uma pesquisa de campo, seguida de uma análise e interpretação dos dados coletados nas falas dos professores, com intuito de elucidar a compreensão objeto de pesquisa. Assim, percebe-se as possibilidades de reflexão do professor no contexto lúdico-infantil, a partir da compreensão de que profissionais qualificados e conscientes nesse campo são também aqueles que valorizam e utilizam a ludicidade no contento educacional.
Abstract: Currently have is contemplated changes in the paradigms of what is offered to children in relation to the act of playing . In the school environment there is less time for activities related to games . From the realization that play is not just a hobby, it helps in the development of socialization and discoveries , constitutes the sense of reflecting on the relevance of play activities for meaningful learning of the child , discussing teaching and learning in childhood education , addressing the concept of meaningful learning , further comprising the concept of play, toy and games and its contribution to development of children preschool to investigate the importance of play activities for the development of children and the teacher's role in this Examples from the perception of teachers . Upon such assumption , we sought theoretical development from authors that focus on this theme , highlighting Burges (2000 ) , Machado (1994 ) , Vygotsky (1984 ) , Freire (1996 ) , Haetinger (2005 ) , Negrine (1994 ) , Kishimoto ( 1993 ) , Piaget ( 1976 ) , Oliveira ( 2002 ) which served as the basis for this study . It was necessary to make a field survey , followed by an analysis and interpretation of data collected in the speech of teachers , in order to elucidate the understanding research object . Thus the possibilities of reflection in teacher - child playful context, from the understanding that skilled and conscientious professionals in this field are also those who value and use the playfulness in educational satisfaction is perceived.
Keywords: Lúdico
Criança
Educação Infantil
Playful
Child
Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3771
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFH25032014.pdf402,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.