Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3774
Tipo: TCC
Título: A importância da leitura para o desenvolvimento da criança no ensino fundamental
Autor(es): Silva, Agda Monielly Oliveira da
Primeiro Orientador: Sobreira, Jéssica Lobo
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa a importância da leitura para o desenvolvimento da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do município de Duas Estradas. Como aporte metodológico, foram utilizados questionários direcionados à leitura e sua contribuição no contexto educacional. Após análise desses questionários foi identificado como ocorre o processo de leitura em sala e qual a importância desta no contexto escolar. No que se refere ao suporte téorico foram utilizados principalmente os seguintes autores: Abreu (1999), Freire (2006) e Goulemot (2001). Por fim, verificamos que o hábito da leitura ainda é essencial no desenvolvimento dos alunos, sendo necessário que a escola concentre sua atenção nessa questão, diversificando conteúdos para o perfeito desenvolvimento do gosto pela leitura, afim que alcance o verdadeiro respaldo de prática social, capaz de formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel, tanto na vida escolar, como em seu cotidiano.
Abstract: This work aims to analyze the importance of reading for the development of the child in the initial years of Elementary School in a school in the municipality of Duas Estradas, located in the northeast of Brazil. The methodology used was based on the application of questionnaires with the theme of reading and its contribution in the educational context. It was identified how the reading process occurs in the classroom and how important it is in the school context. On the theoretical contribution, the following authors were used: Abreu (1999), Freire (2006) and Goulemot (2001). Finally, we verified that the habit of reading is still essential in students' development, in order to achieve the true support of social practice, capable of forming critical citizens and aware of their role mainly in school life.
Palavras-chave: Leitura
Prática social
Desenvolvimento infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3774
Data do documento: 27-Jul-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMOS07032018.pdf689,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.