Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3780
metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino e a ludicidade na educação infantil no município de Alagoa Grande
metadata.dc.creator: Bezerra, Luciana Mendonça Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Alexandre, Walmyra Medeiros
metadata.dc.description.resumo: A educação infantil tem um papel fundamental na educação básica das crianças, no qual um dos papéis mais relevantes é representado pelo brincar. Pressupondo que cada estágio da criança é um período no qual seus comportamentos, atitudes e pensamentos são constituídos por formas diferentes de raciocínio e lógica é possível afirmar que o desenvolvimento salutar infantil depende de uma boa condução escolar nessa fase da vida. Este trabalho busca verificar como os professores da Educação Infantil no município de Alagoa Grande – PB percebem a importância do lúdico na educação infantil e como trabalham os conteúdos com a criança. Para isso, coletou-se informações de professores municipais e de escola privada através de questionários estruturados afim de melhor embasar nossas considerações. São referência para este trabalho as considerações de Piaget(1988), Moura (2007), Schaida (2014), Vygotsky (1984,1994,1998) e Kishimoto (1993), além dos documentos norteadores da Educação Infantil brasileira – Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular para Educação Infantil. A analise do questionário indica que o lúdico aliado à educação infantil acompanha os estágios de desenvolvimento da criança, partindo de patamares simples para mais complexo, melhorando significativamente a aquisição da aprendizagem.
Abstract: Early childhood education plays a fundamental role in the basic education of children, in which one of the most relevant roles is represented by play. Assuming that each stage of the child is a period in which their behaviors, attitudes and thoughts are made up of different forms of reasoning and logic, it is possible to affirm that healthy child development depends on good school conduct at this stage of life. This work seeks to verify how the teachers of Early Childhood Education in the city of Alagoa Grande - PB perceive the importance of the playful in early childhood education and how the contents work with the child. For this, we collected information from municipal and private school teachers through structured questionnaires to better support our considerations. In this paper, the considerations of Piaget (1988), Moura (2007), Schaida (2014), Vygotsky (1984,1994,1998) and Kishimoto (1993) are references, as well as the guiding documents of the Brazilian Infantile Education - National Curricular Parameters Curricular Framework for Early Childhood Education. The analysis of the questionnaire indicates that the playful allied to early childhood education accompanies the stages of development of the child, starting from simple levels to more complex, significantly improving the acquisition of learning.
Keywords: Lúdico
Ensino
Aprendizagem
Metodologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3780
Issue Date: 26-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMNB14082017.pdf567,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.