Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3780
Tipo: TCC
Título: O ensino e a ludicidade na educação infantil no município de Alagoa Grande
Autor(es): Bezerra, Luciana Mendonça Nunes
Primeiro Orientador: Alexandre, Walmyra Medeiros
Resumo: A educação infantil tem um papel fundamental na educação básica das crianças, no qual um dos papéis mais relevantes é representado pelo brincar. Pressupondo que cada estágio da criança é um período no qual seus comportamentos, atitudes e pensamentos são constituídos por formas diferentes de raciocínio e lógica é possível afirmar que o desenvolvimento salutar infantil depende de uma boa condução escolar nessa fase da vida. Este trabalho busca verificar como os professores da Educação Infantil no município de Alagoa Grande – PB percebem a importância do lúdico na educação infantil e como trabalham os conteúdos com a criança. Para isso, coletou-se informações de professores municipais e de escola privada através de questionários estruturados afim de melhor embasar nossas considerações. São referência para este trabalho as considerações de Piaget(1988), Moura (2007), Schaida (2014), Vygotsky (1984,1994,1998) e Kishimoto (1993), além dos documentos norteadores da Educação Infantil brasileira – Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular para Educação Infantil. A analise do questionário indica que o lúdico aliado à educação infantil acompanha os estágios de desenvolvimento da criança, partindo de patamares simples para mais complexo, melhorando significativamente a aquisição da aprendizagem.
Abstract: Early childhood education plays a fundamental role in the basic education of children, in which one of the most relevant roles is represented by play. Assuming that each stage of the child is a period in which their behaviors, attitudes and thoughts are made up of different forms of reasoning and logic, it is possible to affirm that healthy child development depends on good school conduct at this stage of life. This work seeks to verify how the teachers of Early Childhood Education in the city of Alagoa Grande - PB perceive the importance of the playful in early childhood education and how the contents work with the child. For this, we collected information from municipal and private school teachers through structured questionnaires to better support our considerations. In this paper, the considerations of Piaget (1988), Moura (2007), Schaida (2014), Vygotsky (1984,1994,1998) and Kishimoto (1993) are references, as well as the guiding documents of the Brazilian Infantile Education - National Curricular Parameters Curricular Framework for Early Childhood Education. The analysis of the questionnaire indicates that the playful allied to early childhood education accompanies the stages of development of the child, starting from simple levels to more complex, significantly improving the acquisition of learning.
Palavras-chave: Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
Metodologia educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3780
Data do documento: 26-Jul-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMNB14082017.pdf567,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.