Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3783
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância dos jogos e brincadeiras como subsídios mediadores na construção do conhecimento infantil
metadata.dc.creator: Silva, Géssica Mayara Monteiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Mariana Lins de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil; identificar como a ludicidade é desenvolvida no cotidiano dos professores; analisar como o lúdico, especialmente os jogos e brincadeiras, pode auxiliar o desenvolvimento de habilidades afetivas, cognitivas e motoras das crianças na educação infantil; investigar a percepção dos educadores sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, enfocando o lúdico como uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem, tornando o aprendizado mais dinâmico e prazeroso, embora este ainda seja visto por muitos professores como mera diversão para as crianças. É imprescindível que o profissional que pretenda atuar o magistério na educação infantil possua uma formação superior, e este precisa compreender a primeira infância. Os jogos e brincadeiras têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento integral das crianças da educação infantil, comprovando que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais e aprendizado cognitivo de forma prazerosa e significativa.
Abstract: The purpose of this study was to analyze the importance of the playful in the development of children; To identify how playfulness is developed in the daily life of teachers; To analyze how the play, especially the games and games, can help the development of children's affective, cognitive and motor skills in early childhood education; To investigate the perception of educators about the importance of games and games in child development, focusing on play as an important tool in the teaching and learning process, making learning more dynamic and enjoyable, although this is still seen by many teachers as mere fun for the children. It is imperative that the professional who intends to act as a teacher in early childhood education has a higher education, and the latter needs to understand early childhood. Games and games have a fundamental and significant importance in the integral development of children in early childhood education, proving that the ludic activities develop concentration, creativity, social interactions and cognitive learning in a pleasant and meaningful way.
Keywords: Lúdico
Jogos
Brincadeiras
Educação Infantil
Playful
Games
Chidren’s Games
Children's Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3783
Issue Date: 3-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMMS09022018.pdf882,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.