Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3785
Tipo: | TCC |
Título: | Escola e família: o desafio da inclusão infantil no ambiente escolar |
Autor(es): | Falcão, Vanderlicia Medeiros de Souza |
Primeiro Orientador: | Passos, Franceilton Alves |
Resumo: | A proposta pedagógica apresentada neste trabalho é indicar a possibilidade de novos procedimentos que buscam refletir a importância da participação, ou seja, da interação entre a família e a escola, num processo educativo de inclusão do aluno no âmbito escolar. Para refletir a respeito desse tema, nos baseamos em diversos textos que dissertam a respeito de um Educação inovadora. A perspectiva desse trabalho foi refletir na forma com que o aluno desenvolva a segurança e a liberdade para desenvolver-se na comunidade acadêmica, tendo a participação dos pais como peças integrantes que irão dar suporte a essa oportunidade de evolução do aluno no seu processo de aprendizagem. Quanto a escola, concluímos que agirá como parceira deste processo, tomando iniciativas: marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno, e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda. |
Abstract: | The pedagogical approach presented in this paper is to indicate the possibility of new procedures that seek to reflect the importance of participation, ie, the interaction between the family and school, an educational process of inclusion of students in the school. To reflect on this subject, we rely on several texts lecture about an innovative education. The prospect of this work was reflected in the way the student develops security and freedom to develop in the academic community, with the participation of parents as integral parts that will support this opportunity for development of the student in the learning process . As a school, we conclude that act as a partner in this process, taking initiatives: scoring regular meetings, explaining the student's performance, especially playing the role of guiding through the possible situations that may need help. |
Palavras-chave: | Inclusão Família - escola Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3785 |
Data do documento: | 14-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VMSF14112016.pdf | 236,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.