Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3789
Tipo: TCC
Título: Leitura e escrita nos anos iniciais: um estudo de caso nos primeiros anos do ensino fundamental na Escola Municipal Santa Mônica - Itaporanga-PB
Autor(es): Moura, Katarina Geysa Marques de
Primeiro Orientador: Advíncula, Charya Charlotte Bezerra
Resumo: Um dos requisitos fundamentais da atividade pedagógica consiste em fazer com que a criança adquira capacidade de leitura e tenha acesso às informações disponíveis em meios escritos. A iniciação à leitura faz a criança compreender a imagem gráfica representada em qualquer tipo de suporte, a fim de buscar o caminho progressivo, o qual vai da imagem ao texto. A deficiência na leitura é um problema que atinge muitas crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, fazendo com que algumas delas não consigam ter acesso à escrita, então por que tantas crianças não conseguem desenvolver o hábito da leitura? O educador perante esse questionamento deve desenvolver estratégias eficientes, capazes de estimular tal hábito. Esse trabalho procurou elencar as estratégias utilizadas pelos professores tanto na literatura como na prática pedagógica para desenvolver o hábito da leitura nos alunos, uma vez que leitores eficientes tornam-se escritores eficazes, capazes de produzir livros renovados.
Abstract: Um dos requisitos fundamentais da atividade pedagógica consiste em fazer com que a criança adquira capacidade de leitura e tenha acesso às informações disponíveis em meios escritos. A iniciação à leitura faz a criança compreender a imagem gráfica representada em qualquer tipo de suporte, a fim de buscar o caminho progressivo, o qual vai da imagem ao texto. A deficiência na leitura é um problema que atinge muitas crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, fazendo com que algumas delas não consigam ter acesso à escrita, então por que tantas crianças não conseguem desenvolver o hábito da leitura? O educador perante esse questionamento deve desenvolver estratégias eficientes, capazes de estimular tal hábito. Esse trabalho procurou elencar as estratégias utilizadas pelos professores tanto na literatura como na prática pedagógica para desenvolver o hábito da leitura nos alunos, uma vez que leitores eficientes tornam-se escritores eficazes, capazes de produzir livros renovados.
Palavras-chave: Educação
Leitura - escrita
Práticas de leitura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3789
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KGMM12122016.pdf315,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.