Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3795
metadata.dc.type: TCC
Title: Dia de feira: um estudo sobre sociabilidade e modos de fazer entre feirantes na Feira Livre de Itapororoca-PB
metadata.dc.creator: Nascimento, Walkiria do
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim., Lara Santos de
metadata.dc.description.resumo: As Feiras Livres são dotadas de características peculiares e se apresentam como fator fundamental na economia de algumas cidades, principalmente, nas nordestinas. Além de fomentar a cultura popular, a feira também oferece produtos variados a preços acessíveis para a população. Na cidade de Itapororoca-PB, a feira acarreta, além do principal objetivo de compra e venda de mercadorias, inúmeras possibilidades de encontros e conversas entre as pessoas que a frequentam. Trata-se de um espaço onde se constroem múltiplas sociabilidades. Esta monografia analisa as formas de sociabilidade estabelecidas, bem como, os modos de fazer entre os feirantes na Feira Livre da cidade de Itapororoca, interior da Paraíba. A pesquisa baseou-se no referencial teórico da antropologia urbana que discute sociabilidade e o espaço das feiras nas cidades. Adotou como metodologia a etnografia e a observação participante associada à realização de entrevistas semiestruturadas com feirantes, fregueses e moradores da cidade e anotações do diário de campo.
Abstract: The street markets are endowed with peculiar characteristics and present themselves as a fundamental factor in the economy of some cities, mainly in the Northeast. In addition to promoting the popular culture, the street market also offers various products at affordable prices for the population. In the Itapororoca-PB city the street market brings, besides the main goal which is the buying and selling of merchandises, many possibilities for meetings and conversations between people who go there. It is a space where you can build multiples sociabilities. This paper analyzes the sociability forms established, as well as the ways to make between the market traders on street market of Itapororoca city, Paraíba interior.The research was based on the theoretical reference of urban anthropology that discuss about the sociability and the space of the street market in the cities. Was adopted as a methodology the ethnography and the participant observation associated with realization of semi-structured interviews with the market traders, customers and locals alike of the city and the diary field notes.
Keywords: Antropologia Urbana
Feira Livre
Espaço Público
Sociabilidade
Urban Anthropology
Street market
Public place
Sociability
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3795
Issue Date: 14-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Antropologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WN16062016.pdf3.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons