Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3805
metadata.dc.type: TCC
Title: O brincar como instrumento motivador no ensino aprendizagem
metadata.dc.creator: Oliveira, Josicleide Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Xavier, Ronaldo Adriano da Costa
metadata.dc.description.resumo: O brincar na educação infantil tem sido uma ferramenta essencial no processo de ensino aprendizagem, trazendo inúmeras contribuições para o desenvolvimento da criança. A prática pedagógica atualmente tem buscado utilizar atividades lúdicas com o intuito de facilitar a motivação do aluno, além de sua adaptação e socialização do mesmo no seio escolar, visto que através destas práticas, a criança torna-se motivada e adaptada ao ambiente no qual está inserido. Sendo assim o presente estudo tem por finalidade compreender a dimensão e a importância do brincar no processo de desenvolvimento e da aprendizagem da criança. O mesmo se justifica pela necessidade de compreender a importância da ludicidade e do brincar no desenvolvimento e aprendizagem, reconhecendo a necessidade da introdução dessas atividades no contexto escolar, pois é notório que as brincadeiras levam a aprender de forma prazerosa, obtendo assim um aprendizado maior. Foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal Porfiria Vieira dos Santos, afim de observar e analisar a contribuição da brincadeira na sala de aula, mais especificamente em turmas de educação infantil, no qual os educadores por meio de aplicação de questionários deram seu ponto de vista sobre a importância do brincar, cujo resultado mostra que os educadores apontam que o brincar é necessário em todo o universo da Educação Infantil, uma vez que a brincadeira traz em si espaços valiosos de aprendizagem e se utilizada com esse propósito, torna-se de imensa utilidade para a prática pedagógica. A mesma auxilia no desenvolvimento de várias habilidades como a socialização, a integração, desenvolve o espírito de equipe, e desenvolve toda área cognitiva para a aquisição de saberes diversos.
Abstract: The play in early childhood education has been an essential tool in the teaching- learning process, bringing numerous contributions to the development of the child. The pedagogical practice is currently seeking to use play activities in order to facilitate the student's motivation, as well as their adaptation and socialization of the same in the school within, as through these practices, the child becomes motivated and adapted to the environment in which it is inserted. Therefore this study aims to understand the size and the importance of play in child development and learning process. The same is justified by the need to understand the importance of playfulness and play in the development and learning, recognizing the need to introduce these activities in the school context, it is clear that the games take to learn in a pleasant way, thus obtaining a higher learning. a case study was conducted at the Municipal School Porphyria Vieira dos Santos, in order to observe and analyze the joke contribution in the classroom, specifically in early childhood education classes in which educators through questionnaires application gave their point view of the importance of play, the result shows that educators point out that the play is necessary in the whole universe of early childhood education, once the joke brings with it valuable learning spaces and used for this purpose, it is of immense utility for pedagogical practice. The same helps in the development of various skills such as socialization, integration, develops team spirit and develops all cognitive area for the acquisition of diverse knowledge.
Keywords: Brincar
Educação Infantil
Aprendizagem
Ludicidade
Play
child education
Learning
Ludicidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3805
Issue Date: 18-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMO12122016.pdf721,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.