Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3809
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da leitura para o desenvolvimento do hábito leitor
metadata.dc.creator: Sousa, Francisca Viturino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista , Clenice Paulino da Silva
metadata.dc.description.resumo: A leitura e a escrita estão incluídas neste conjunto de competências. Caso contrário, é preciso reconhecer que o ensino de todos os outros assuntos pode contribuir para um melhor desempenho na leitura e na escrita, pois toda a relação verbal entre professores e alunos ocorre na língua materna. Assim, os professores de todos os outros assuntos devem reconhecer esse papel e agir de acordo com ele para o benefício de seus alunos. Nesse sentido, que desenvolveu essa pesquisa com análise bibliográfica qualitativa com a finalidade de refletir sobre os processos de aquisição e aprendizagem da leitura no contexto escolar da fase de educação infantil. Apesar do grande número de teorias, opiniões, modelos e propostas atuais, não há consenso sobre qual é a metodologia mais adequada para o ensino da leitura para crianças pequenas. Este trabalho irá ajudar aos educadores a compreender a importância das vertentes do desenvolvimento de habilidades em ensinar as crianças a ter interesse pela leitura e fornecer orientação sobre as questões educacionais e curriculares que devem ser abordadas para integrar com sucesso os princípios da leitura juntamente com as habilidades de fundação necessárias e ensinar com sucesso a todas as crianças a ler. Constitui-se em três seções, primeiro Capítulo faz uma abordagem sobre Histórico e contextualização da alfabetização no Brasil, Papel do professor e as politicas públicas para a infância e o desenvolvimento da leitura e a Leitura tecnológica; segundo capítulo trata A importância da leitura significativa na pratica cotidiana: Um caminho à percepção do meio externo, O professor e o desenvolvimento da leitura e a Leitura interdisciplinar; terceiro capítulo traz a reflexão da pesquisa bibliográfica sobre o contexto da alfabetização na escola, Alfabetização um meio para a realização da aprendizagem no pensamento e a análise de três autores que contribuíram para o ensino da leitura. Sempre problematizando e vendo a visão dos principais pesquisadores na área da leitura. Conclui-se com as considerações finais e referências bibliográfica.
Abstract: Reading and writing are included in this set of competencies. Otherwise, it must be recognized that the teaching of all other subjects can contribute to a better performance in reading and writing, since the entire verbal relationship between teachers and students occurs in the mother tongue. Thus, teachers of all other subjects should recognize this role and act accordingly for the benefit of their students. In this sense, who developed this research with qualitative bibliographic analysis with the purpose of reflecting on the acquisition and learning processes of reading in the school context of the children's education phase. Despite the large number of current theories, views, models and proposals, there is no consensus on which methodology is most appropriate for reading instruction for young children. This work will help educators understand the importance of skills development strands in teaching children to take an interest in reading and provide guidance on the educational and curricular issues that must be addressed to successfully integrate the principles of reading along with the skills necessary foundation and teach all children to read. It consists of four sections, the first chapter addresses the history and contextualization of literacy in Brazil, the teacher's role and public policies for children and the development of reading and technology reading; second chapter discusses The importance of meaningful reading in everyday practice: A path to the perception of the external environment, The teacher and the development of reading and interdisciplinary reading; third chapter brings the reflection of the bibliographical research on the context of literacy in school, Literacy a means for the realization of learning in thought and the analysis of three authors who contributed to the teaching of reading. Always problematizing and seeing the vision of the main researchers in the field of reading. It concludes with the final considerations and bibliographical references.
Keywords: Educação Infantil
Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
Leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3809
Issue Date: 11-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FVS09022018.pdf334,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.