Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3813
Tipo: TCC
Título: Uma proposta educacional antroposófica: a pedagogia Waldorf e a integralidade como condição humana
Autor(es): Silva, Caricelma Aparecida Lima Albuquerque e
Primeiro Orientador: Costa, Nayara Tatianna Santos da
Resumo: O presente trabalho trata sobre a educação e a integralidade do ser, no qual suscita-se a reflexão sobre como esta temática pode abrir caminhos alternativos para se pensar a noção e os desafios da formação humana. Como um desses caminhos, apresentamos a Pedagogia Waldorf, partindo da intenção de saber se a mesma contempla a integralidade do ser em sua proposta curricular. Portanto, objetivamos compreender como a integralidade humana aparece na proposta curricular da educação infantil na Escola Waldorf Recife e para isso, conceituamos a integralidade humana a partir das ideias de Edgar Morin, descrevemos os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf e investigamos como a integralidade é abordada na proposta curricular da educação infantil da referida escola. O percurso metodológico possui natureza qualitativa, do tipo exploratória, cujos dados foram construídos através de análise documental apoiada pela observação sistemática e pela entrevista semiestruturada, como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa evidenciou que a integralidade aparece na proposta curricular da Pedagogia Waldorf plenamente harmonizada com o Paradigma Complexo, considerando e promovendo a integralidade humana, superando a fragmentação do conhecimento e do ser, harmonizando-se com o reconhecimento da condição humana trazido por Edgar Morin, que se expressa através do processo de enraizamento/desenraizamento; da desordem geradora; da unidualidade; dos processos trinitários; da identidade nacional, continental e planetária; da humanidade comum; da unidade múltipla; da dimensão biofísica-psíquica-sócio-cultural do ser; da dimensão poética (sentimentos e sensações) e espiritual (atividades ligadas ao cérebro), bem como, harmonizando-se com a crítica à supervalorização da racionalidade . Conceitos elucidados por Edgar Morin apresentados neste trabalho e que foram a referência para a análise dos dados.
Abstract: The present work deals with the education and the integrality of the being, in which the reflection on how this theme can open up alternative ways to think about the notion and the challenges of human formation. As one of these paths, we present the Waldorf Pedagogy, starting from the intention of knowing if it contemplates the integrality of being in its curricular proposal. Therefore, we aim to understand how human integrality appears in the curriculum proposal of children's education at the Waldorf School Recife and for this, we conceptualize human comprehension from the ideas of Edgar Morin, we describe the principles and foundations of Waldorf Pedagogy and investigate how integrality is approached in the curriculum proposal of the education of children of said school. The methodological course has a qualitative nature, of the exploratory type, whose data were constructed through documentary analysis supported by systematic observation and semi- structured interview, as instruments of data collection. The research evidenced that integrality appears in the curriculum proposal of Waldorf Pedagogy fully harmonized with the Complex Paradigm, considering and promoting human comprehensiveness, overcoming the fragmentation of knowledge and being, harmonizing with the recognition of the human condition brought by Edgar Morin, which is expressed through the process of rooting / uprooting; of generating disorder; of uniduality; of trinitarian processes; of national, continental and planetary identity; of ordinary humanity; of the multiple unit; of the biophysical-psychic-socio-cultural dimension of being; the poetic dimension (feelings and sensations) and spiritual (activities linked to the brain), as well as harmonizing with criticism to the overvaluation of rationality. Concepts elucidated by Edgar Morin presented in this work and that were the reference for the analysis of the data.
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf
Integralidade humana
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3813
Data do documento: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CALAS04122017.pdf791,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.