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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3814
Tipo: TCC
Título: Merenda escolar, uma estratégia de apoio ao desenvolvimento local
Autor(es): Faria, Andréa Alice da Cunha
Primeiro Orientador: Carneiro, Tânia Maria César
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tomou como objeto o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), especialmente no que se refere à aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar enquanto estratégia de apoio ao desenvolvimento social. Destinou-se a estudar o funcionamento do programa no município de Mari, estado da Paraíba, a fim de identificar possibilidades e limitações da utilização de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, visando contribuir para que a medida, fundamentada pela Lei Federal n° 11.947/2009, seja adotada por outros municípios. Através de uma pesquisa de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com diferentes sujeitos sociais envolvidos no programa, bem como, visitas a produtores que fornecem os gêneros alimentícios à rede escolar municipal. As informações coletadas foram sistematizadas e agrupadas segundo as categorias de análise funcionamento, impactos e sugestões. Os resultados revelam a importância do processo de aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar na qualidade da alimentação oferecida pela rede municipal de educação, bem como, na renda das famílias envolvidas de forma direta e indireta no programa. Entretanto, evidenciam também resistências relacionadas às alterações na manipulação de gêneros in natura e, principalmente a um padrão de consumo baseado em produtos industrializados.
Abstract: O presente trabalho de pesquisa tomou como objeto o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), especialmente no que se refere à aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar enquanto estratégia de apoio ao desenvolvimento social. Destinou-se a estudar o funcionamento do programa no município de Mari, estado da Paraíba, a fim de identificar possibilidades e limitações da utilização de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, visando contribuir para que a medida, fundamentada pela Lei Federal n° 11.947/2009, seja adotada por outros municípios. Através de uma pesquisa de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com diferentes sujeitos sociais envolvidos no programa, bem como, visitas a produtores que fornecem os gêneros alimentícios à rede escolar municipal. As informações coletadas foram sistematizadas e agrupadas segundo as categorias de análise funcionamento, impactos e sugestões. Os resultados revelam a importância do processo de aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar na qualidade da alimentação oferecida pela rede municipal de educação, bem como, na renda das famílias envolvidas de forma direta e indireta no programa. Entretanto, evidenciam também resistências relacionadas às alterações na manipulação de gêneros in natura e, principalmente a um padrão de consumo baseado em produtos industrializados.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Alimentação escolar
Merenda escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3814
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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