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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3814| Tipo: | TCC |
| Título: | Merenda escolar, uma estratégia de apoio ao desenvolvimento local |
| Autor(es): | Faria, Andréa Alice da Cunha |
| Primeiro Orientador: | Carneiro, Tânia Maria César |
| Resumo: | O presente trabalho de pesquisa tomou como objeto o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), especialmente no que se refere à aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar enquanto estratégia de apoio ao desenvolvimento social. Destinou-se a estudar o funcionamento do programa no município de Mari, estado da Paraíba, a fim de identificar possibilidades e limitações da utilização de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, visando contribuir para que a medida, fundamentada pela Lei Federal n° 11.947/2009, seja adotada por outros municípios. Através de uma pesquisa de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com diferentes sujeitos sociais envolvidos no programa, bem como, visitas a produtores que fornecem os gêneros alimentícios à rede escolar municipal. As informações coletadas foram sistematizadas e agrupadas segundo as categorias de análise funcionamento, impactos e sugestões. Os resultados revelam a importância do processo de aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar na qualidade da alimentação oferecida pela rede municipal de educação, bem como, na renda das famílias envolvidas de forma direta e indireta no programa. Entretanto, evidenciam também resistências relacionadas às alterações na manipulação de gêneros in natura e, principalmente a um padrão de consumo baseado em produtos industrializados. |
| Abstract: | O presente trabalho de pesquisa tomou como objeto o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), especialmente no que se refere à aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar enquanto estratégia de apoio ao desenvolvimento social. Destinou-se a estudar o funcionamento do programa no município de Mari, estado da Paraíba, a fim de identificar possibilidades e limitações da utilização de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, visando contribuir para que a medida, fundamentada pela Lei Federal n° 11.947/2009, seja adotada por outros municípios. Através de uma pesquisa de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com diferentes sujeitos sociais envolvidos no programa, bem como, visitas a produtores que fornecem os gêneros alimentícios à rede escolar municipal. As informações coletadas foram sistematizadas e agrupadas segundo as categorias de análise funcionamento, impactos e sugestões. Os resultados revelam a importância do processo de aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar na qualidade da alimentação oferecida pela rede municipal de educação, bem como, na renda das famílias envolvidas de forma direta e indireta no programa. Entretanto, evidenciam também resistências relacionadas às alterações na manipulação de gêneros in natura e, principalmente a um padrão de consumo baseado em produtos industrializados. |
| Palavras-chave: | Agricultura familiar Alimentação escolar Merenda escolar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3814 |
| Data do documento: | 12-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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