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metadata.dc.type: TCC
Title: Inclusão social de crianças com deficiência nas salas de aula regulares de uma escola pública em João Pessoa-PB
metadata.dc.creator: Fernandes, Rosicleia de Sá Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Maria Luciene Ferreira
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa busca analisar a forma como o processo de inclusão de crianças com deficiência está acontecendo nas salas de aula regulares de uma escola pública de João Pessoa-PB e tem como objetivos específicos refletir sobre o papel da gestão pedagógica no processo de construção de escolas inclusivas, identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores para trabalhar com essa inclusão e comparar a forma como esse processo está ocorrendo na escola pesquisada com as recomendações de documentos oficiais a esse respeito. O interesse da pesquisa surgiu com situações vivenciadas no trabalho com reforço escolar, onde algumas vezes acompanhamos alunos com deficiências, tendo um caso específico de um aluno como maior motivador. Brennand e Rossi (2011), Dall‟Acqua e Vitaliano (2012), Foucault (2001), Gerhardt e Silveira (2009), Godoy (1995), Gomes e Terra (2013), Libâneo (2008), Mantoan (2005), Moehlecke (2009), Sánchez (2005) e Veltrone e Mendes (2007) foram os autores norteadores do estudo, além do PPP da escola pesquisada e das seguintes leis e documentos oficiais: Censo Escolar da Educação Básica 2016 Notas Estatísticas/2017; Constituição da República Federativa do Brasil/1988; Declaração de Salamanca/1994; Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009, Despacho conjunto no 373/2002; Lei Brasileira de Inclusão: Lei no 13.146/2015; Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei no 9.394/96; Lei n.o 13.005/2014; Lei n.o 13.035/2015; Resolução No 4, de 2 de outubro de 2009 e Referenciais para formação de professores/2002. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, baseado em uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública do bairro de Mangabeira, em João Pessoa-PB e a análise da mesma parte de um questionário respondido por profissionais da escola pesquisada, sendo eles a diretora, a coordenadora pedagógica e três professores com alunos com deficiências em suas salas de aula. Os resultados das análises permitiram constatar que o processo de inclusão de crianças com deficiências nas salas de aula regulares ocorre, na escola pesquisada, conforme recomendam as leis que tratam do assunto em nosso país, apesar de ainda existirem algumas dificuldades que precisam ser trabalhadas para melhorar ainda mais esse processo, como a parceria com as famílias e a formação continuada dos profissionais.
Abstract: The present research intends to analyze how the process of inclusion of children with disabilities is happening in regular classrooms of a public school in João Pessoa/PB, having the specific objectives of on the role of pedagogical management in the process of building inclusive schools, identify the biggest difficulties teachers face in working with this inclusion, an compare how this process is taking place in the researched school with the recommendations of officials documents in this regard. The interest of the research emerged from situations experienced in work with school reinforcement, where sometimes we accompany students with disabilities, having a specific case of a student as a major motivator. Brennand and Rossi (20011), Dall‟Acqua and Vitaliano (2012), Foucault (2001), Gerhardt and Silveira (2009), Godoy (1995), Gomes and Terra (2013), Libâneo (2008), Mantoan (2005), Moehlecke (2009), Sánchez (2005), Veltrone and Mendes (2007) were the guiding authors of the study, besides the PPP of the studied school and of the following laws and official documents: School Census of Basic Education 2016 Statistical Notes/2017; Constitution of the Federative Republic of Brazil/1988; Declaration of Salamanca/1994; Decree no 6.949, of August 25, 2009; Joint Order No. 373/2002; Brazilian Inclusion Law: Law 13,146/2015; Law of Directives and Bases of Education: Law no 9.394/96; Law No. 13,005/2014; Law no. 13.035/2015; Resolution No. 4, of October 2, 2009 and Reference for teacher training/ 002. This is a qualitative approach, based on a field survey conducted at a public school in the neighborhood of Mangabeira, in João Pessoa/PB, and the analysis parts of a questionnaire answered by professionals from the researched school as director, pedagogical coordinator and three teachers with students with disabilities in their classrooms. The results showed that the process of inclusion of children with disabilities in regular classrooms in the remain school occurs as recommended by the laws that deal with the subject in our country, although there are still some difficulties that need to be worked to further improve this process, such as partnership with families and continuing education of education professionals.
Keywords: Escola
Criança com deficiência
Educação inclusiva
Educação especial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3815
Issue Date: 12-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

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