Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3816
Tipo: TCC
Título: Gestão escolar democrática inclusiva na Escola Professora Maria da Penha Accioly de Souza, Conde-PB
Autor(es): Araújo, Sonia Maria Sousa de
Primeiro Orientador: Costa, Robson Xavier da
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso objetivou analisar as conquistas e os desafios na prática da gestão democrática inclusiva; identificar os principais problemas para a implantação dessa gestão; acompanhar as soluções e os problemas enfrentados pelos educadores e pelo gestor, e discutir o conceito de gestão democrática inclusiva na Escola Municipal Profa. Maria da Penha Accioly de Souza, no município do Conde, Paraíba. A gestão educacional democrática inclusiva pode contribuir para o desenvolvimento pessoal, da cidadania e possibilitar qualificação para o trabalho. Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes conceitos: Gestão escolar Democrática (LUCK, 2004; LIBÂNEO, 2003), Inclusão Educacional (SASSAKI, 2009) e Pesquisa Qualitativa (RICHARDSON, 1999). Esta pesquisa consistiu em uma investigação qualitativa com aplicação de dois questionários semiestruturados, um com a gestora e outro com duas professoras da escola pesquisada e observação direta em sala de aula. Comparando as respostas das professoras, da gestora e os dados coletados na observação direta em sala de aula, identificamos que os objetivos iniciais da pesquisa foram alcançados. Os depoimentos apontaram falta de investimento financeiro do Governo Municipal em relação à capacitação dos profissionais e a aquisição de materiais de apoio.
Abstract: This work of conclusion of the course aimed at analyzing the achievements and challenges in the practice of inclusive democratic management; identify the main problems for the implementation of this management to follow the solutions and problems faced by the educators and the manager, and to discuss the concept of inclusive democratic management in the Municipal School Profa. Maria da Penha Accioly de Souza, in Conde, Paraíba. Inclusive democratic educational management can contribute to personal development, citizenship and work qualification. As a theoretical basis for this research, we use the following concepts: Democratic School Management (LUCK, 2004; LIBANE, 2003), Educational Inclusion (SASSAKI, 2009) and Qualitative Research (RICHARDSON, 1999). This research consisted of a qualitative investigation with application of two semi-structured questionnaires, one with the manager and the other with two teachers of the researched school and direct observation in the classroom. Comparing the answers of the teachers, the manager and the data collected in direct observation in the classroom, we identified that the initial objectives of the research were achieved. The statements indicated a lack of the financial investment by the Municipal Government in relation to the training of professionals and the acquisition of support materials.
Palavras-chave: Gestão democrática
Educação inclusiva
Gestão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3816
Data do documento: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMSA05022018.pdf629,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.