Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3817
metadata.dc.type: TCC
Title: O processo de leitura no ensino fundamental I
metadata.dc.creator: Vale, Marijane Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Priscilla Leandro
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se dedicou a investigar o processo de leitura no Ensino Fundamental I, Para tanto, a referida pesquisa teve como objetivo geral analisar como o processo de leitura vem sendo desenvolvido no ensino fundamental I, buscando entender como ocorreu o processo de leitura e que medidas devem ser tomadas para sua concretização. Nesse sentido, considerando a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos principais para entendermos melhor esse processo, entre eles: Solé (1998), Freire (1996), Lerner (2002) e Ferreiro (1996). O estudo que ora se apresenta trata-se de uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, do tipo exploratória, em que o instrumento utilizado para a coleta de informações foi um questionário composto por perguntas abertas, com os professores da referida escola, versando sobre como acontece o processo de leitura na escola em questão, a fim de analisar e compreender melhor como acontece a leitura na prática. Os resultados mostraram que os professores apresentam dificuldades em desenvolver um processo de leitura significativo, atribuindo essas dificuldades ao desinteresse dos alunos pelo hábito de ler.
Abstract: The present work was dedicated to investigate the reading process in elementary school I, Therefore, this research had as general objective to analyze how the reading process has been developed in elementary school I, trying to understand how the reading process occurred and what measures should be taken to achieve it. In this sense, considering reading as an essential tool in the learning process, this research relied on some main theorists to better understand this process, among them: Solé (1998), Freire (1996), Lerner (2002) and, Ferreiro (1996) The present study is about a field research, in a qualitative, exploratory type approach, in which the instrument used for the information collection was a questionnaire composed of open questions, with the teachers of that school, dealing with as happens the reading process in the school in question, in order to analyze and better understand how reading happens in practice. The results showed that teachers have difficulties in developing a meaningful reading process, attributing these difficulties to students' lack of interest in reading habits.
Keywords: Leitura
Hábito de ler
Dificuldades de aprendizagem
Reading
Habit of reading
Learning difficulties
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3817
Issue Date: 12-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLV20032018.pdf383,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.