Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3830
Tipo: TCC
Título: A música no contexto escolar da educação infantil: um olhar para o processo de aprendizagem
Autor(es): Souza, Thomas, Karla Cunha
Primeiro Orientador: Souza, Karla Lucena de
Resumo: A música, não só tem grande importância no dia a dia da criança, potencializando o seu desenvolvimento em diversas áreas, como também facilita o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objeto analisar como se dá o trabalho, utilizando a música na Educação Infantil dentro da perspectiva educacional. A mesma foi realizada com análise de dados qualitativos de questionários dos quais participaram dez professoras da Escola Municipal de Educação Infantil, seguida por uma análise bibliográficas sobre a temática em questão, realizada através de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória. A produção das informações contidas na pesquisa demonstraram que alguns professores utilizam a música com naturalidade e prazer, no entanto a metodologia usada por eles, no trabalho com a música para contribuir com o processo de ensino e aprendizado, ainda está em aperfeiçoamento, precisando ser aprimorado. Essa constatação deve-se ao fato de algumas metodologias apresentadas trazerem-na desvinculada de um propósito definido demonstra um entendimento teórico, mas fragilidade na prática.
Abstract: Music not only has great importance in the daily life of the child, enhancing its development in several areas, but also facilitates the teaching and learning process. Thus, the present research had as object to analyze how the work occurs, using music in Child Education within the educational perspective. The same was done with qualitative data analysis of questionnaires in which ten teachers participated in the Municipal School of Early Childhood Education, followed by a bibliographical analysis on the subject matter, carried out through a field research, of the exploratory type. The production of the information contained in the research demonstrated that some teachers use music with naturalness and pleasure, however the methodology used by them, in working with music to contribute to the process of teaching and learning, is still in improvement, needing to be improved . This finding is due to the fact that some methodologies presented bring it unrelated to a defined purpose demonstrates a theoretical understanding, but fragility in practice.
Palavras-chave: Ensino - música
Educação infantil
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3830
Data do documento: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KCST15012018.pdf491,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.