Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3831
metadata.dc.type: TCC
Title: Contribuições da musicalização para o desenvolvimento da linguagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Brito, Ana Cristina Correia de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sobreira, Jéssica Lôbo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a importância da aquisição da linguagem e as contribuições da musicalidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças nas séries iniciais da Educação Infantil. Temos como objetivo, analisar e refletir acerca da utilização das diversas formas de linguagem expressadas pelas crianças nas diversas situações de comunicação, pensando também como/se a música contribui significativamente dentro do processo de aquisição da linguagem.Para tanto, este trabalho foi realizado fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica e também de observações em sala de aula e aplicação de questionários com os professores da pré-escola de uma escola de Educação Infantil de Campina Grande- PB, com o intuito de investigar como acontece o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. Nesta perspectiva, utilizamos como aporte teórico, principalmente, Vygotsky (1998), Jean Piaget (1998) e o Referencial Nacional para a Educação Infantil (1998). Por fim, constatou-se que o conhecimento é construído pelas crianças através das interações sociais que elas vivenciam, principalmente através da “imitação” do mundo que a cerca. No âmbito educacional, o professor tem a função de mediar junto à criança, o processo de aquisição da linguagem melhorando assim, significativamente as situações de aprendizagem.
Abstract: The present work deals with the importance of language acquisition and the contributions of musicality in the teaching and learning process of children in the early years of Early Childhood Education. We aim to analyze and reflect on the use of different forms of language expressed by children in the various communication situations, also thinking about how a song contributes significantly in the process of language acquisition. Therefore, the work was carried out in a bibliographical research as well as classroom observations and questionnaires with the teachers of the pre-school of basic education of Campina Grande-PB, in order to investigate and the development of language in the Child education. In this perspective, we use Vygotsky (1998), Jean Piaget (1998) and the National Reference for Early Childhood Education (1998) as a theoretical contribution. Finally, it was found that knowledge is built by children through the social interactions they experience, mainly through the "imitation" of the world around them. In educational teaching, the teacher has a measurement function with the child, the process of language acquisition thus improving, as learning situations.
Keywords: Musicalização
Educação Infantil
Linguagem
Musicalization
Early Childhood Education
Language
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3831
Issue Date: 9-Feb-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACCB09022018.pdf328,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.