Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3832
metadata.dc.type: TCC
Title: O fracasso escolar sob a perspectiva docente
metadata.dc.creator: Almeida, Adriana Lúcia do Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Nayara Tatianna Santos da
metadata.dc.description.resumo: O estudo teve como objetivo compreender o fracasso escolar dos alunos do 1o ao 8o ano do Ensino Fundamental, no olhar dos docentes por meio de uma pesquisa de campo, a qual utilizou-se do questionário como instrumento de coleta de dados, considerando como sujeitos os professores, da Escola Municipal do Ensino Fundamental Moacir Dantas. Dessa forma, tentou-se entender como e porque o fracasso escolar acontece na perspectiva destes. A pesquisa é considerada exploratória e descritiva, do tipo qualitativa. Trabalhou-se o conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu, para pensar o fracasso escolar. Propõe-se ao abordar a temática, a necessidade de ampliar o campo de discussão, agregando e fomentando a participação dos diferentes segmentos da escola, da comunidade escolar e do meio acadêmico no sentido de buscar caminhos transitáveis para o polêmico tema: fracasso escolar.
Abstract: The study aimed to understand the school failure of the 1st to 8th year of elementary school in the teachers' eyes through a field survey, which used the questionnaire as a data collection instrument considering as subjects the teachers of the school municipal Moarcir Dantas. In this way, we tried to understand how and why school failure happens in their perspectives. The research is considered exploratory and descriptive, of the qualitative type worked the concept of capital of Pierre Bourdieu, for school failure. It is proposed to approach the theme, the need to broaden the field of discussion, adding and encouragind the participation of the different segments of the school, the school community and the academic environment in order to seek transtable paths to the topic: school failure.
Keywords: Fracasso escolar
Capital cultural
Desigualdade social
School failure
Cultural capital
Social inequality
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3832
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALNA08022018.pdf618,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.