Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLoureiro, Valdeilsa da Silva Araujo-
dc.date.accessioned2018-03-21T15:45:08Z-
dc.date.available2017-12-13-
dc.date.available2018-03-21T15:45:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3833-
dc.description.abstractThe playful despite being a classic theme, there is still a problem in the practice of some educators, especially in Early Childhood Education. Their study was published and disseminated within education, as there is a very strong strength of the traditional teaching line. The present work had as objective to analyze the importance of the insertion of games, as practical model of life for a better practice in the development of the child in Early Childhood Education. Within the complex system of education the importance of educating educators and all those who make as educational institutions the importance of considering as abilities and as abilities of the human being, envisaging significantly the exercise of citizenship, is discussed. It is not possible to separate from the children's phase and play, as this is a typical exercise of the child, and if the school tries to loot this process, highlighting only the importance of having to inform it about scientific knowledge, early decelerates its development, once that your attention is focused solely and exclusively on the play moment. This is a bibliographical research of an observation in Creche Municipal in the city of Itaporanga-Pb, where we had an opportunity to know better the fundamental, operational and methodological aspects of this teaching-learning process. The teaching and learning of the child occurs through the importance of being considered or a toast, some because they believe that the child is a miniature adult blocks that moment, and in doing so may be contributing to the formation of adults unable to act effectively in society. It is necessary to respect every phase of the individual so that there was no time limit, but to return is lost a lot of time this already served for other learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-21T15:45:08Z No. of bitstreams: 1 VSAL13122017.pdf: 341609 bytes, checksum: 4897cee715332d1afdf1775b85e8cd25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-21T15:45:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VSAL13122017.pdf: 341609 bytes, checksum: 4897cee715332d1afdf1775b85e8cd25 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA ludicidade no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Iranete de Araújo-
dc.description.resumoO lúdico apesar de ser um tema clássico, ainda tem sido assunto leigo na prática de alguns educadores, principalmente na Educação Infantil. Seu estudo foi e ainda é alvo de discussão dentro da educação, pois há uma resistência muito forte dos que seguem a linha tradicional de ensino. O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância da inserção de jogos lúdicos, como modelo prático de vivência para uma melhor prática no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Dentro do complexo sistema de ensino discute-se a importância de conscientizar os educadores e todos que fazem as instituições educacionais sobre a importância de se considerarem as aptidões e as habilidades do ser humano, vislumbrando significativamente o exercício da cidadania. Não é possível separar da fase infantil a brincadeira, pois este é um exercício típico da criança, e se a escola tentar saquear esse processo, destacando apenas a importância de ter que informá- las sobre o conhecimento científico, desacelera precocemente seu desenvolvimento, uma vez que sua atenção está voltada única e exclusiva ao momento de brincar. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico seguida de uma observação numa Creche Municipal na cidade de Itaporanga-Pb, onde se teve a oportunidade de conhecer melhor os aspectos situacionais, operacionais e metodológicos a esse processo de ensino-aprendizagem. O ensino e aprendizagem da criança se dão mediante a importância de se levar em consideração o ato de brincar, alguns por acharem que a criança é um adulto em miniatura bloqueia esse momento, e ao agirem dessa forma podem estar contribuindo para a formação de adultos incapazes de atuar efetivamente na sociedade. É preciso respeitar cada fase do indivíduo para que no decorrer do tempo não tenha que regredir para concertar o erro, ao regressar perde-se muito tempo este já servia para outras aprendizagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VSAL13122017.pdf333,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.