Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3840
Tipo: | TCC |
Título: | Literatura de cordel e a relação com a leitura: contribuições para o processo de ensino aprendizagem |
Autor(es): | Silva, Tatiane Cléria da |
Primeiro Orientador: | Sousa, Ielba Valeska de Farias |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a literatura de cordel e a sua contribuição para o ensino, tendo como principal objetivo analisar a relação entre a literatura de cordel e a leitura. Em vista ser uma cultura que retrata uma visão de mundo e expressa conhecimento pessoal e cultural. Daí a sua relação com a leitura em sala de aula, com o ensino na escola. Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de autores nacionais, com o intuito de compreender a importância desse gênero literário. As fontes para o estudo compõem-se das obras de Pinheiro (2001) e Freire (1981). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro elegendo categorias como: leitura, letramento, ludicidade, ensino em sala de aula. Os resultados do estudo mostram a importância da literatura do cordel e sua abrangência, uma vez que o cordel apresenta a cultura de um povo e o ensino não pode ficar distante dessa cultura. O gênero cordel em sala de aula além de ser dinâmico, pode contribuir no processo de aprendizagem do aluno, pois ele concede a chance de um entendimento social e crítico do educando. Destaca também a importância do ato de ler no processo de letramento do aluno a partir da sua realidade apresentada nos cordéis. |
Abstract: | This research investigates cordel literature and its contribution to teaching, in order to be a culture that portrays a worldview and expresses personal and cultural knowledge. Hence its relation with reading in the classroom, with teaching in school. The main objective of this work is to analyze the relationship between cordel literature and reading. For the accomplishment of this study a bibliographical research in works of national authors was realized, with the intention to understand the importance of this literary genre. The sources for the study are composed of the works of Pinheiro (2001) and Freire (1981). It was used as an instrument of data collection a script choosing categories such as: reading, literacy, playfulness, teaching in the classroom. The results of the study show the importance of cordel literature and its scope, since cordel presents the culture of a people and teaching can not be far from that culture. The cordel genre in the classroom, besides being dynamic, can contribute to the learner's learning process, as it gives the learner a social and critical understanding of the learner. It also highlights the importance of reading in the student's literacy process from the reality presented in the cords. |
Palavras-chave: | Leitura Cordel Cultura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3840 |
Data do documento: | 13-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCS07022018.pdf | 437,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.