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metadata.dc.type: TCC
Title: Educação infantil como direito fundamental às crianças de zero a cinco anos do município de Lucena
metadata.dc.creator: Santos, Roseane Costa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Guedes, Edson Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Desde a Década de 1990 a Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica que é algo que tem que ser considerada como direito fundamental para crianças de zero a cinco anos de idade. E cada vez mais a Educação Infantil vive num grande processo de concepções sobre a educação para a criança em espaços que fortaleçam as práticas pedagógicas contribuindo para o desenvolvimento de cada criança. A Educação Infantil deve ser garantida como direito fundamental, e para isso acontecer toda a sociedade deve estar envolvida, os órgãos competentes, ambiente escolar e principalmente a família. O objetivo da pesquisa baseia-se em investigar o direito à Educação está sendo garantida às crianças de zero a cinco anos de idade no município de Lucena (PB). Foi utilizada a abordagem qualitativa sendo exploratória e descritiva. Dessa maneira, a presente pesquisa mostra como acontece a Educação Infantil no Município de Lucena, as leis que garantem o direito a educação, os principais aspectos que indicam qualidade da Educação Infantil, os avanços e os desafios da Educação Infantil. Assim, a presente pesquisa conclui que a Educação Infantil deve ser considerada como direito fundamental para crianças de zero a cinco anos de idade no município de Lucena (PB).
Abstract: Preschool education is something that has to be considered as a fundamental right for children from zero to five years of age. And more and more, Child Education lives in an intense process of conceptions about education for the child in spaces that strengthen pedagogical practices contributing to the development of each child. Early childhood education should be guaranteed as a fundamental right, and for this to happen the whole society must be involved, the competent bodies, school environment and especially the family. The objective of the research is based on investigating the right to education being guaranteed to children from zero to five years of age in the municipality of Lucena (PB). The qualitative approach was used, being exploratory and descriptive. In this way, the present research shows how Child Education in the Municipality of Lucena, such as the laws that guarantee the right to education, the main aspects that indicate the quality of Early Childhood Education, the advances and the challenges of Early Childhood Education. Thus, the aforementioned research concludes that Infant Education should be a fundamental right for children from zero to five years of age in the municipality of Lucena (PB).
Keywords: Educação Infantil
Direito à Educação
Qualidade da Educação Infantil
Child education
Right to education
Quality of Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3842
Issue Date: 2-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

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