Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3855| Tipo: | TCC |
| Título: | Benefícios da introdução de animais na vida escolar de crianças com deficiência |
| Autor(es): | Silva, Karla Caroline dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Camarotti, Maria de Fátima |
| Resumo: | Esse estudo apresenta uma nova alternativa para o trabalho dos pedagogos na Educação Especial, passando a ser considerada uma estratégia pedagógica que facilita a aprendizagem das crianças com deficiência. O presente trabalho tem por objetivos verificar a existência de benefícios pedagógicos na vida de crianças com deficiência, a partir da introdução de animais em seu tratamento e através de pesquisa bibliográfica e de entrevistas realizadas identificar e expor qualitativamente e descritivamente quais são esses benefícios. Também serão apresentadas, através de depoimentos e relatos, as experiências positivas vividas por pessoas que trabalham com essa temática. As Terapias Assistidas com Animais (TAA) apresentam características e resultados comprovados que serão apreciados por crianças, familiares e por pedagogos. As pesquisas mostram que as crianças com deficiência quando iniciam a TAA passam a ter mais concentração, mais atenção, ficam mais sociáveis e menos agressivas. Já nas entrevistas foi constatado que a presença do pedagogo na equipe multidisciplinar que aplica a terapia é essencial, pois a todo tempo é trabalhada a aprendizagem do usuário. Seria necessário que houvesse uma interação entre escola e a TAA em que todas as possibilidades e limites da criança com deficiência fosse explorado, acontecendo assim uma aprendizagem verdadeira e significativa. |
| Abstract: | This study presents a rather new alternative to the work of pedagogue in handicapped education to the point of being considered a pedagogical strategy which facilitates the learning of handicapped children. This study has the objective of verifying existence of pedagogical benefits in the lives of handicapped children when an animal is involved in their treatment and through literature research and interviews, identify and expose qualitatively and descriptively what these benefits are. Other people ́s positive experiences on this theme will also be presented, through testimonies and reports. The Animal-Assisted Therapy (AAT), present features and proven results that will be appreciated by children, their families and educators. Researches show that when handicapped children start AAT, they have more concentration, more attention, are they become more sociable and less aggressive. During the interviews, it was discovered that the presence of a pedagogue in multidisciplinary therapy team is essential because the child would be involved in a learning process all the time. It would be necessary there were an interaction between the child school and AAT, in which all the possibilities and limits of the handicapped child might be explored, resulting into true and meaningful learning. |
| Palavras-chave: | Educação especial Equoterapia Cinoterapia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3855 |
| Data do documento: | Set-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KCSS10092013.pdf | 416,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
