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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3864
Tipo: TCC
Título: Educação de jovens e adultos: a importância e a contribuição da afetividade na relação professor-aluno
Autor(es): Bezerra, Jayanne Santos
Primeiro Orientador: Brito, Laura Maria de Farias
Resumo: A afetividade é um fator indispensável e colaborador no processo de desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Portanto, a dimensão afetiva é relevante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A preocupação é identificar como a afetividade proporciona um bom relacionamento entre o educador e o educando na construção do conhecimento na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo deste estudo está inserido na perspectiva de compreender a importante contribuição da afetividade na relação professor-aluno e a aquisição de saberes na EJA. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, utilizando-se as técnicas de observação, questionário e entrevista. Destaca-se como referencial teórico Freire (1996), Leite (2012), Luck e Carneiro (1985). A análise dos dados apresentou como é significativa para os alunos e professores da EJA a afetividade para o processo do conhecimento. Percebemos que a importância e a contribuição da dimensão afetiva nessa relação é imprescindível para o processo cognitivo do educando, contribuindo para a permanência e o interesse do mesmo pelos estudos.
Abstract: El afecto es un factor indispensable y colaborador en el proceso de desarrollo cognitivo del individuo. Por lo tanto, la dimensión afectiva es importante en la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes. La preocupación es identificar cómo la afectividad ofrece una buena relación entre el educador y el alumno en la construcción de conocimiento en forma de Jóvenes y Adultos (EJA). El objetivo de este estudio es insertado con el fin de entender la importante contribución de la afectividad en la relación profesor-alumno y la adquisición de conocimientos en la EJA. La metodología de la investigación es cualitativa y de carácter exploratorio, utilizando las técnicas de observación, cuestionario y entrevista. Destaca por ser un marco teórico, Freire (1996), Leite (2012); Luck; Carneiro (1985). El análisis de datos se presenta como importante para los estudiantes y profesores de la EJA afecto para el proceso del conocimiento. Nos damos cuenta de que la importancia y la contribución de la dimensión afectiva en esta relación es esencial para el proceso cognitivo de la educación, lo que contribuye a la permanencia y el mismo interés por los estudios.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Afetividade
Cognição
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3864
Data do documento: 12-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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