Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3864
Tipo: | TCC |
Título: | Educação de jovens e adultos: a importância e a contribuição da afetividade na relação professor-aluno |
Autor(es): | Bezerra, Jayanne Santos |
Primeiro Orientador: | Brito, Laura Maria de Farias |
Resumo: | A afetividade é um fator indispensável e colaborador no processo de desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Portanto, a dimensão afetiva é relevante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A preocupação é identificar como a afetividade proporciona um bom relacionamento entre o educador e o educando na construção do conhecimento na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo deste estudo está inserido na perspectiva de compreender a importante contribuição da afetividade na relação professor-aluno e a aquisição de saberes na EJA. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, utilizando-se as técnicas de observação, questionário e entrevista. Destaca-se como referencial teórico Freire (1996), Leite (2012), Luck e Carneiro (1985). A análise dos dados apresentou como é significativa para os alunos e professores da EJA a afetividade para o processo do conhecimento. Percebemos que a importância e a contribuição da dimensão afetiva nessa relação é imprescindível para o processo cognitivo do educando, contribuindo para a permanência e o interesse do mesmo pelos estudos. |
Abstract: | El afecto es un factor indispensable y colaborador en el proceso de desarrollo cognitivo del individuo. Por lo tanto, la dimensión afectiva es importante en la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes. La preocupación es identificar cómo la afectividad ofrece una buena relación entre el educador y el alumno en la construcción de conocimiento en forma de Jóvenes y Adultos (EJA). El objetivo de este estudio es insertado con el fin de entender la importante contribución de la afectividad en la relación profesor-alumno y la adquisición de conocimientos en la EJA. La metodología de la investigación es cualitativa y de carácter exploratorio, utilizando las técnicas de observación, cuestionario y entrevista. Destaca por ser un marco teórico, Freire (1996), Leite (2012); Luck; Carneiro (1985). El análisis de datos se presenta como importante para los estudiantes y profesores de la EJA afecto para el proceso del conocimiento. Nos damos cuenta de que la importancia y la contribución de la dimensión afectiva en esta relación es esencial para el proceso cognitivo de la educación, lo que contribuye a la permanencia y el mismo interés por los estudios. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Afetividade Cognição Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3864 |
Data do documento: | 12-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSB17102013.pdf | 548,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.