Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3868
metadata.dc.type: TCC
Title: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: desafio aos professores
metadata.dc.creator: Alves, Alexandre Daniel
Bizerril, Enilma Alexandre
Melo, Milena Pessoa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Dimas
metadata.dc.description.resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) é um Transtorno de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. A pesquisa abordada tem o objetivo de observar a relação dos professores com os alunos que possuem o TDAH. Principalmente os seus conhecimentos em relação ao assunto e suas práticas pedagógicas aplicadas diariamente com a criança. De acordo com os dados coletados, observou-se que a maioria dos professores não possui conhecimento para lidar com estes alunos e não possuem muitos recursos a fim de propor um significativo desenvolvimento para estes alunos. Partindo destes dados acreditamos na necessidade de uma intervenção pedagógica considerável para que a criança consiga se desenvolver satisfatoriamente e de fato seja incluída no ambiente escolar. É fator indispensável conhecer estes sintomas para proceder de maneira confiante diariamente e trabalhar em parceria com a família e os especialistas indispensáveis no diagnóstico e no tratamento
Abstract: Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a disorder of genetic origin that manifests in childhood and often, the individual carries it throughout the entire life. The symptoms are absence of mind, unquietness and impulsivity. The research aims to observe the relation of the teacher with the students with ADHD. The focus is their knowledge on the subject and the pedagogical practices invested on these children. According to the collected data, it was observed that most of the teachers doesn’t have the knowledge to deal with these students and they also don’t have resources to provide a meaningful development to them. Taking these data as a starting point we believe that a meaningful pedagogical intervention is required, so, these children would be included in the school environment. It’s an important factor to know the symptoms in order to go along in a confident way, having the family and the experts, indispensable in the diagnosis and treatment.
Keywords: Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH)
Hiperatividade - criança
Prática pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3868
Issue Date: 2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADA2013.pdf321,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.