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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3917
Tipo: TCC
Título: Atuação da Terapia Ocupacional no ambiente escolar brasileiro: uma revisão da literatura
Autor(es): Souza, Luan Ferreira de
Primeiro Orientador: Lima, Ana Carollyne Dantas de
Resumo: Terapia Ocupacional na educação surge através da educação especial, que se trata da inclusão educacional das pessoas com algum tipo de deficiência, assim como com a criação das “classes especiais” que eram direcionadas a uma parcela específica da população que apresentava alguma dificuldade ou limitação de aprendizado. O trabalho do terapeuta nessa realidade se caracterizou no seu princípio a partir das atividades de apoio aos educadores com uma ação voltada para o estudante com deficiência, através de procedimentos terapêuticos organizados sob os critérios de diagnósticos clínicos, avaliação de comportamento, dentre outros. A partir das reflexões sobre como a Terapia Ocupacional se firmou enquanto profissão importante e eficaz na inserção de crianças na educação inclusiva a partir do seu leque de intervenções surge a indagação “Quais ações realizadas pelos terapeutas ocupacionais no ambiente escolar atualmente?” E para responder esse questionamento foi realizada uma busca na base de dados das três revistas de Terapia Ocupacional brasileiras no mês de outubro do ano de 2017. Para a busca foram utilizados os seguintes descritores, em português, com cruzamentos: Terapia Ocupacional AND escolas, Terapia Ocupacional AND educação e Terapia Ocupacional AND ambiente escolar, sendo este último um termo livre. Selecionaram-se todos os artigos que apresentaram a temática da Terapia Ocupacional no ambiente escolar nos últimos 10 anos, garantindo a atualidade dos dados. Foram excluídas as revisões bibliográficas, os editoriais e artigos que não relatassem diretamente a intervenção da Terapia Ocupacional no ambiente escolar. Como resultado, podemos refletir que as intervenções da profissão são pontuais, porém de extrema importância, nos dando brechas para refletirmos sobre a caracterização do profissional de Terapia Ocupacional no âmbito escolar, fazendo-se importante pensar em novos meios de se fazer um bom profissional na área da educação, para além das questões de inclusão.
Abstract: "The paper did not present a summary [...]"
Palavras-chave: Terapia Ocupacional
Educação
Escolas
Ambiente Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Terapia Ocupacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3917
Data do documento: 16-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Terapia Ocupacional

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