Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4002
Tipo: TCC
Título: A prática alfabetizadora na educação de jovens e adultos: sujeitos e processos
Autor(es): Araújo, Flávia Brito de
Primeiro Orientador: Brito, Laura Maria de Farias
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar os caminhos para pensar, propor e desenvolver práticas alfabetizadoras, a partir da compreensão do fenômeno do analfabetismo e seus determinantes sociais, econômicos e políticos e das concepções de alfabetização na perspectiva freireana. O estudo permitiu confirmar a dimensão política do fenômeno analfabetismo e consolidar a idéia de que é possível encaminhar essa prática na perspectiva de educação, defendida por Paulo Freire, (dialógica, problematizadora, libertadora) que impulsiona a alfabetização crítica e inovadora. Teve como contribuição teórica os textos de Paulo Freire; Moacir Gadotti; Miguel Arroyo; Carlos Brandão, entre os principais, e como percurso metodológico a pesquisa de campo de natureza empírica do tipo qualitativo- descritiva, onde utilizamos como instrumentos a observação efetuada na in loco e entrevistas não-estruturadas dirigidas à alunas/os do Ciclo I, da Educação de Jovens e Adultos em uma Escola da rede pública do município de Cabedelo/PB. Também foi utilizado um questionário realizado com alfabetizadoras, em processo de Formação Continuada, do Programa Brasil Alfabetizado, do município de João Pessoa, ministrada na UFPB. Através destes instrumentos foi possível construir um perfil dos sujeitos que fazem parte do processo de alfabetização na EJA, (alfabetizandos e alfabetizadores), e fazer a reflexão sobre essa prática, como um espaço privilegiado de formação para a cidadania, proporcionando aos alfabetizandos, não apenas a aquisição da escrita e da leitura de palavras e números, mas que seja-lhes permitido usufruir do direito de pensar, falar, criticar, ou seja, ter o direito de ser no mundo.
Abstract: The objective of this study was to identify the best ways of thinking, proposing and developing alphabetizing practices, from the comprehension of the illiteracy phenomenon and its social, economic and political determiners and conception about alphabetizing from a Frerian perspective. This study allows us to confirm the political dimension of the illiteracy phenomenon and consolidate the idea that it is possible to follow the steps that were once from FREIRE (Dialogue, idealistic, releasing) that gives strength to a new and critical alphabetization. There were theorical contribution from Paulo Freire; Moacir Gadotti; Miguel Arroyo; Carlos Brandão and the methodological trajectory was by using in loco research type descriptive research with quantitative approach where we observed and made non-strutured interviews oriented to teachers while the process of "Formação Continuada", by governmental program "Brasil Alfabetizado" from João Pessoa city in UFPB. Through those instruments it was possible to build a profile showing those people who are part of the process of alphabetization on EJA (learners and teachers) and make reflections about this practice as a place to build their citizenship, exposing the learners to a more complete experience, not only writing and reading or even numbers with no meaning. But that they will be granted to the right of thing, speak, criticize, have the right to be a human being in the world.
Palavras-chave: Alfabetização
Analfabetismo
Educação de jovens e adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4002
Data do documento: 27-Mar-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FBA11072014.pdf770,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.