Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4004| Tipo: | TCC |
| Título: | A perspectiva do processo de avaliação da aprendizagem escolar proposta por Luckesi e Hoffmann: uma análise comparativa de aplicabilidade no 5o ano do ensino fundamental |
| Autor(es): | Rodrigues, Ana Paula Alves |
| Primeiro Orientador: | Sampaio, Lenise Oliveira Lopes |
| Resumo: | A avaliação é uma ação indispensável do processo educativo. Colaboradora para o diagnóstico dos educandos e da prática avaliativa do professor, o ato de avaliar encontra-se na prática atual sobre algumas limitações que impede sua desenvoltura a fim da transformação do sujeito do 5° ano do Ensino Fundamental escolar para sua plena cidadania. A problemática desta pesquisa é de identificar nas propostas dos autores Luckesi (2011) e Hoffmann (1995) perspectivaS de processos avaliativos mais condizentes com a realidade observada pela pesquisadora in lócus em turmas do 5° ano escolar. O objetivo deste estudo foi analisar teoricamente as propostas dos autores Luckesi (2011) e Hoffmann (1995), traçar um paralelo de suas definições sobre avaliação e encontrar possibilidades de aplicabilidade das propostas de avaliação para as turmas do 5° ano. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo- teórico e bibliográfico, fazendo correlação com a experiência observada pela pesquisadora em campo. A análise dos dados apresentou como é possível realizar a prática de avaliar numa perspectiva mediadora e diagnóstica como defende os autores estudados. Percebe-se que existem soluções para mudanças no ato de avaliar que proporciona a construção da cidadania do aluno de 5° ano. |
| Abstract: | Evaluation is an essential action of the educational process. Collaborator to the students diagnosis and teacher evaluation practice, the act of evaluating is found on the current practice of some limitations that prevents your resourcefulness to the transformation of the subject of the fifth school year for full citizenship. The problematic of this research is to identify in the authors proposals Luckesi (2011) and Hoffmann (1995) more consistent evaluation perspectives processes with the reality observed by the researcher in the fifth school year classes. The aim of this study was to theoretically analyze the proposals of the authors Luckesi (2011) and Hoffmann (1995), to trace a parallel to their definitions and find evaluation applicability possibilities of the proposed evaluation for the fifth school year classes. The research methodology is theoretical/qualitative and bibliographical, making correlation with the experience observed by the researcher in the field. Data analysis showed how it is possible make the evaluating practice within a mediator and diagnostic perspective defended by the studied authors. Is perceived that there are solutions to evaluating act changes that provides the citizenship construction of fifth year's student. |
| Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Ensino - aprendizagem Cidadania |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4004 |
| Data do documento: | 28-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| APAR04092014.pdf | 498,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
