Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4007
Tipo: | TCC |
Título: | O surdo na EAD: possibilidades e desafios no ensino superior |
Autor(es): | Lima, Thayane Leite de Vasconcelos |
Primeiro Orientador: | Peixoto, Janaína Aguiar |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a vivência acadêmica dos alunos surdos no curso de Licenciatura Plena em Letras/LIBRAS da UFPB, na modalidade à distância, bem como identificar as dificuldades enfrentadas por eles e coletar suas sugestões de modificação que visem contribuir para sua permanência no referido curso. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, realizada com seis alunos da modalidade de ensino supracitada. Após o tratamento dos dados coletados, revelou-se que há uma preocupação da instituição em garantir o acesso e a permanência dos alunos com surdez por meio de recursos metodológicos que facilitam o ensino/aprendizagem, o que representa um avanço considerável para a inclusão desses alunos. Contudo, verificou-se também que ainda existem pontos que podem ser melhorados para que o processo se torne ainda mais eficaz. |
Abstract: | This study aimed to analyze the academic experience of deaf students in the Full Degree in Literature / LIBRAS of UFPB, in distance mode, as well as identifying the difficulties faced by them and collect their suggestions for changes which aim to help their stay in that course. It was used as a methodological procedure qualitative research conducted with six students of the teaching modality aforementioned. After the treatment of the data collected, it was revealed that there is a concern of the institution to ensure access and retention of students with deafness through methodological resources that facilitate the teaching / learning process, which represents a considerable advance for the inclusion of these students. However, it was also found that there are still points which can be improved so that the process becomes more effective. |
Palavras-chave: | Educação de surdo Educação a distância Ensino superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4007 |
Data do documento: | 8-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TLVL07102013.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.