Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4009
metadata.dc.type: TCC
Title: A especificidade da formação do educador para o ensino na EJA
metadata.dc.creator: Silva, Rita de Cássia Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Carlos, Erenildo João
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho discorre sobre a formação do educador no curso de pedagogia e objetiva analisar a especificidade da formação do educador para o ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Optamos por fazer um trabalho de investigação de caráter qualitativo, que teve como lócus uma escola municipal, situada no município de João Pessoa-PB. Nosso público contemplou 10 educandos e a educadora numa sala de EJA no segundo Ciclo. Como instrumento de coleta de dados, elaboramos um questionário semi-estruturado. Várias foram as fontes de informações documentais sobre o assunto, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9394/64, do Parecer CEB n. 11/2000 e do Parecer CNE/CP n. 5/2005. Quanto a fundamentação teórica recorremos a Libâneo (2006), Ferreira (2010), Silva (2006), Tardif (2012) e Freire (1996) entre outros. A partir da relação dos dados coletados com os estudos realizados foi possível constatar que a prática da educadora tem possibilitado uma melhoria na qualidade de vida de seus educandos, que inclusive reconhecem no trabalho da educadora esses benefícios. Também verificamos a necessidade do educador vivenciar durante sua formação experiências práticas que lhe darão subsídios para desenvolver as atividades práticas no cotidiano da sala de aula, porque só assim o ensino escolar para jovens e adultos é capaz de dar a esse público algum sentido.
Abstract: This paper discusses the formation of the educator pedagogy course and analyze the specificity of teacher education for the teaching in the Education of Youth and Adults (EJA). We chose to do a research of a qualitative nature, which had the locus a public school located in the city of João Pessoa. Our audience included 10 students and teacher in a room EJA in the second cycle. As an instrument of data collection, we developed a semi-structured questionnaire. There were several sources of documentary information about it, such as the Law of Guidelines and Bases (LDB) n. 9394/64, the CEB Opinion n. 11/2000 and CNE / CP n. 5/2005. As we turn to the theoretical Libâneo (2006), Ferreira (2010), Silva (2006), Tardif (2012) and Freire (1996) among others. From the list of data collected with the studies it was established that the practice educator has brought about an improvement in the quality of life of its students, who also recognize the work of educating these benefits. We also verified the need for teacher training experience during their practical experiences that will give grants to develop practical activities in everyday classroom, because only then school education for youth and adults are able to give to the public some sense.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Formação do educador
Saberes docentes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4009
Issue Date: 12-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCPS18102013.pdf568,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.