Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4010
metadata.dc.type: TCC
Title: A linguagem artística como instrumento de facilitação para o ensino de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Barros, Roberya Viana de
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Maria da Salete Barboza de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a aplicação da linguagem artística como instrumento de facilitação para o ensino de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido por etapas onde foi observado de início como os professores da Escola Municipal Silvana Oliveira Pontes (Cabedelo,PB), estavam utilizando a arte como auxilio para a realização de aulas teóricas. Em seguimento foram analisadas entrevistas e questionários para mostrar como isso pode ser viável e o modo como ocorre. Sabemos que a educação de Jovens e Adultos necessita de uma atenção especializada para tanto a arte se apresenta como possibilidade de contribuir para o desenvolvimento institucional e para a formação dos indivíduos. O trabalho tomou como fundamento os autores Freire (1984), Oliveira (2011), Santos e Barros (2010),dentre outros. O texto está divido da seguinte forma: introdução, onde descrevemos os procedimentos metodológicos do estudo realizado, e, por conseguinte apresento três capítulos, finalizando com as considerações finais e as referências bibliográficas. No primeiro capitulo consta a discussão do conhecimento através da linguagem artística; no segundo capitulo, ressalta a arte como instrumento facilitador do ensino para Jovens e Adultos; no capitulo três finalizamos com a análise dos dados. No percurso demonstramos como a arte colabora para o desenvolvimento e a construção da formação do individuo e sua identidade. Revelando a arte em seu modo natural como instrumento de promover a constituição do saber. Enfim, defendemos a importância da linguagem artística e como os seus componentes promovem o ensino e contribuem para o conhecimento e a formação sócio escolar dos Jovens e Adultos.
Abstract: This study aims to discuss the implementation of the artistic language as a facilitating tool for teaching youngsters and adults. The work was developed in stages where it was observed as early school teachers Silvana Oliveira Municipal Bridges (Cabedelo, PB), were using art as an aid for conducting lectures. In follow-up interviews and questionnaires were analyzed to show how this can be feasible and how it occurs. We know that the education of youth and adult needs specialized attention to both the art is presented as a possibility to contribute to the institutional development and training of individuals. The work took as basis the authors Freire (1984), Oliveira (2011), Santos and Barros (2010), among others. The text is divided as follows: introduction, we describe the methodological procedures of the study, and therefore present three chapters, ending with final remarks and references. The first chapter contains the discussion of knowledge through language arts, in the second chapter, emphasizes the art of teaching as a facilitator for Youth and Adults, in chapter three we finished with the data analysis. In the course demonstrated how art contributes to the development and construction of the formation of the individual and their identity. Revealing the art in its natural way as a tool to promote the creation of knowledge. Finally, we advocate the importance of language arts and their components promote education and contribute to the knowledge and training partner school Youth and Adults.
Keywords: Aprendizagem
Linguagem artística
Jovens e adultos
Learning
Language arts
youth and adults
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4010
Issue Date: 5-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RVB22112013.pdf351,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.