Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4022
metadata.dc.type: TCC
Title: O pedagogo e o uso da imagem na alfabetização de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Silva, Elisabete Marçal de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Carlos, Erenildo João
metadata.dc.description.resumo: ersidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus I – João Pessoa. RESUMO Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o uso da imagem como mediação pedagógica na alfabetização de jovens e adultos. Para uma melhor compreensão do tema em questão, elaboramos uma fundamentação teórica consistente. Abordamos as questões pertinentes ao Curso de Pedagogia, tais como sua história e a presença/ausência de identidade. Explanamos acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais e do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, dando ênfase à área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos – EJA. Em um segundo momento, enfocamos a relação existente entre o pedagogo e a EJA, focalizando esta como uma das áreas de atuação do pedagogo. Explicitamos acerca da imagem como uma mediação do exercício docente e sobre a Pedagogia Crítica da Visualidade como perspectiva pedagógica na EJA. Por fim, apresentamos o relato da experiência concreta com o uso da imagem na alfabetização de jovens e adultos, em especial a experiência piloto do projeto de intervenção utilizado como inspiração para este texto, sendo este realizado através do método dedutivo. Propomos-nos, através da experiência concreta, a garantir o exercício prático do uso pedagógico da imagem como mediação do conhecimento, assim como seus limites e possibilidades.
Abstract: This study aims to understand how the use of the image occurs as mediation training in literacy for youth and adults. For a better understanding of the topic, we developed a theoretical consistent. We address the issues relevant to the School of Education, such as its history and the presence / absence of identity. Expounded on the National Curriculum Guidelines and the Pedagogical Project of the Education Course at the Federal University of Paraíba - UFPB, emphasizing the deepening field of Education for Youth and Adults - EJA. In a second step, we focused on the relationship between the teacher and adult education, focusing on this as one of the areas of work of teachers. It will explain about the image as a mediation of teaching practice and the Critical Pedagogy of Visuality as a pedagogical perspective in EJA. Finally, we present a report of practical experience with the use of image in literacy for youth and adults, especially the experience of the pilot intervention project used as inspiration for this text, which is realized through the deductive method. We propose, through concrete experience, to ensure the practical use of the image as pedagogical knowledge mediation, as well as its limits and possibilities.
Keywords: Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Mediação pedagógica
Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4022
Issue Date: 11-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMLS30102013pdf2,98 MBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.