Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4033
Tipo: TCC
Título: Inclusão de surdos na educação infantil: algumas reflexões
Autor(es): Oliveira, Milane Rocha de
Primeiro Orientador: Santiago, Sandra Alves da Silva
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo como objetivo geral analisar o processo de inclusão de uma criança surda na educação infantil. Para este fim, optamos por utilizar uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica nos apoiamos nas ideias de Santiago (2003 e 2011) e Sassaki (2006), além dos documentos oficiais como a LDB 9.394 (1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998). Os resultados da pesquisa demonstraram que a história da educação de surdos (como de outras deficiências) sempre foi rejeição e dificuldades e que na atualidade, apesar dos avanços, ainda persiste a falta de respeito à diferença do surdo, em razão do desconhecimento por parte de educadores e da família. Salienta-se ainda que a criança surda precisa ser assistida desde a educação infantil.
Abstract: This work of completion is objetivo como general objective to analyze the process of inclusion of a deaf child in kindergarten. To this end, we chose to use a literature search and a search field. In literature we rely on the ideas of Santiago (2003 and 2011) and Sassaki (2006), as well as official documents LDB 9394 (1996) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (1998). The research results show that the history of deaf education (as other disabilities) has always been rejection and difficulties and that today, despite the advances, there is still a lack of respect to the difference of the deaf, due to the lack of knowledge of educators and family. Note also that the deaf child must be assisted from early childhood education.
Palavras-chave: Surdos
Inclusão
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4033
Data do documento: 11-Abr-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRO03122013.pdf563,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.