Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4035
metadata.dc.type: TCC
Title: A prática pedagógica no atendimento ao aluno com transtorno de déficit da atenção/hiperatividade
metadata.dc.creator: Figueirêdo, Gildo Albino de
Sousa, Maria Nazaré Cavalcante de
Diniz, Reinaldo de Paulo
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo analisa a prática pedagógica no atendimento ao aluno com transtorno de déficit da atenção/hiperatividade (TDA/H) com base em pesquisa bibliográfica. A partir de características conceituais construídas a partir de investigação bibliográfica, procuramos compreender a prática pedagógica no atendimento ao aluno com TDA/H a partir das características que a definem, assim como as implicações na vida da família da criança com TDA/H em função da sua condição. Para tanto, realizamos uma pesquisa direcionada ao universo da criança com TDA/H, a partir das concepções teóricas conceituais, das políticas de inclusão e das práticas pedagógicas nos processo de intervenções educativas, e do papel da família. O estudo o Transtorno de Déficit de atenção/Hiperatividade se manifesta através de formas diferentes, estabelecendo assim, de acordo com cada caso, modos particulares de aprendizagem. Nesse sentido, família e escola devem buscar juntas as estratégias que melhor se adequem as especificidades exigidas pela criança.
Abstract: This study examines the pedagogical practice in serving the student with attention deficit disorder / hyperactivity (ADD / H) based on literature search. From conceptual characteristics constructed from bibliographic research, we seek to understand the pedagogical practice in serving the student with ADD / H from the characteristics that define it, and the implications on the family life of children with ADD / H versus their condition. Therefore, this research aimed to the universe of children with ADD / H, from theoretical concepts conceptual inclusion policies and pedagogical practices in the process of educational interventions, and the role of the family. The study of the disorder Attention deficit / hyperactivity disorder manifests itself in different ways, thus establishing, according to each case, particular ways of learning. In this sense, family and school should get together strategies that best fit the specifics required by the child.
Keywords: Família - escola
Prática pedagógica
Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4035
Issue Date: 13-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GAF16102013.pdf150,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.