Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4036
Tipo: TCC
Título: O uso das telenovelas na educação de jovens e adultos
Autor(es): Cabral Neta, Laura Bezerra
Primeiro Orientador: Carlos, Erenildo João
Resumo: O objeto da pesquisa a ser estudado neste Trabalho de Conclusão de Curso consiste na análise da imagem televisiva, mais precisamente o gênero telenovela como recurso pedagógico a ser utilizado em sala de aula, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimulando sempre a reflexão, o diálogo, a criticidade e a conscientização dos alunos e alunas acerca das realidades veiculadas por este meio de comunicação tão disseminado nos lares e nas famílias. Para realizar este trabalho, dispomos metodologicamente de pesquisas de cunho qualitativo, utilizando-se de entrevistas individuais com os alunos e alunas do Ciclo II da EJA, a partir de um questionário elaborado com fins específicos. O procedimento metodológico foi baseado em pesquisas bibliográficas, sistematizações das leituras e obras onde autores como Paulo Freire e tantos outros abraçaram a temática. E por fim, análises de dados decorrentes das entrevistas. E dentre as análises, foi possível constatar que todos de maneira geral possuíam no mínimo uma televisão em cada residência, onde todos também já haviam assistido alguma telenovela, a maioria ainda acompanhava as atuais, identificavam-se com os personagens, lembravam-se de vários nomes tanto de telenovelas como de personagens que atuam ou já atuaram, ou seja, é um gênero televisivo forte e que ainda consegue o maior número de telespectadores independente das idades, na esfera televisiva.
Abstract: The object of the research to be studied in this work Completion of course is the analysis of the television, more precisely the telenovela genre as a pedagogic resource to be used in the classroom, in the form Education of Youth and Adults (EJA), always of the stimulating reflection, dialogue, and critical awareness of pupils and students about the realities conveyed by this means of communication so widespread in homes and families. To perform this work, we methodologically a qualitative research, using individual interviews with students and students of Cycle II of EJA, from a questionnaire prepared for specific purposes. The methodological procedure was based on bibliographic research, systematization of readings and articles where authors such as Paulo Freire and many others have embraced the theme. Finally, analysis of data arising from the interviews. And among the analyzes, it was established that all generally had at least one television in every household, where everyone had also attended some telenovela, most have followed the current, identified with the characters, remembered several names of both soap operas as characters who act or have acted, ie, is a television genre that strong and still manages the largest number of viewers regardless of age, in the sphere of television.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Televisão
Telenovela
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4036
Data do documento: 16-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBCN23102013.pdf554,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.