Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4037
metadata.dc.type: TCC
Title: Habilidades Sociais Educativas e desempenho acadêmico em crianças do CREI Antonieta Aranha de Macêdo
metadata.dc.creator: Melo, Luciana Christina Acioly
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Carmen Sevilla Gonçalves dos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi realizado para inserir professoras nas Habilidades Sociais Educativas (HSE), uma das classes das Habilidades Sociais, porque se entende, nesta perspectiva, que ao ser docente faz-se necessário o uso de habilidades não apenas de cunho instrumental, mas também interpessoal para que se possa ter bom êxito em nosso labor cotidiano. Esta inserção ocorreu com as professoras do Centro de Referência da Educação Infantil (CREI) Antonieta Aranha de Macêdo. Partiu-se do pressuposto, com base em trabalho efetivado um ano antes, de que as professoras não compreendiam a influência que exerciam sobre seus alunos, assim, levantou-se o seguinte questionamento: qual a relação entre as HSE de uma professora e o desenvolvimento acadêmico de seus alunos no referido CREI? Para responder a esta questão, realizou-se uma intervenção pedagógica utilizando-se o método de vivência dentro de uma Sequência Didática, apropriada para aquisição e desenvolvimento de HSE. Nesta vivência, por sua vez, apresentou-se para elas o conceito de Habilidades Sociais, ao mesmo tempo em que foi enfatizada a classe das Habilidades Sociais Educativas. Propusemos estratégias para que ao término do treinamento elas continuassem a exercer suas HSE, contribuindo, assim, tanto para seu desempenho profissional, quanto para o desenvolvimento acadêmico dos seus alunos.
Abstract: This work was performed to insert teachers in the Educational Social Skills(HSE), one of the classes of Social Skills, as it's understood in this perspective that to be an educator it is necessary not only the usage of instrumental skills, but also interpersonal skills peculiar to our everyday labor. The insertion happened with teachers from the Centro de Referência da Educação Infantil (CREI) Antonieta Aranha de Macêdo. The starting presupposition, based on work done a year before, was that the teachers did not understand their influence over their students and thus this question was raised: how can the HSE of a teacher interfere with the academic development of their students? To answer the question a pedagogic intervention through the experience method in a Didatic Sequence appropriate for the acquisition and development of HSE was performed. In that experience the concept of Social Skills was introduced to them, also focusing on the classes of the presented skills. Strategies for them to keep using their HSE after the end of the training were proposed, thus contributing to their professional performance and academic development of the students as well.
Keywords: Habilidades sociais
Habilidades sociais educativas
Desempenho acadêmico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4037
Issue Date: 12-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCAM10102013.pdf326,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.