Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4042
Tipo: TCC
Título: As competências da pedagogia: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Centenário Presidente João Pessoa
Autor(es): Azevedo, Daniela Tavares Cysneiros de 
Formiga, Viviani Regis Araújo
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso enfatiza um estudo de caso aplicado na Escola Municipal Centenário Presidente João Pessoa sobre as competências da pedagogia em sala de aula. É uma pesquisa exploratória que estuda de maneira concisa um tema que pode assumir múltiplas vertentes. No caso do proposto, a nossa intenção foi analisar de que modo os professores da escola pesquisada lidam com a emergência de novas competências e habilidades no ensino de suas próprias disciplinas. Uma vez que à questão norteadora procurou responder a seguinte questão: Quais são as vantagens que uma abordagem didática calcada em competências da pedagogia proporciona, de imediato, ao aprendizado? Portanto, a nossa metodologia consistiu em abordagem quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, em que a coleta dos dados permitiu traçar o perfil socioeconômico dos professores e entrevista-los, quanto aos desafios da aplicação das competências em sala de aula. Ao lado disto, buscou-se conhecer o perfil socioeconômico e mensurou-se o nível de satisfação da equipe pedagógica da escola pesquisada. Uma pesquisa deste tipo lida com inúmeros desafios, mas o maior deles é a resistência taciturna dos professores que preferem tratar este assunto de maneira secundária. No entanto, não tem como colocar de lado um tema tão importante nos dias de hoje, sobretudo considerando-se as suas repercussões no mundo do trabalho, por exemplo. Como a pesquisa é uma atividade exploratória, os seus resultados são considerados como parciais, visto que há a possibilidade de uma pesquisa futura que comprove ou refute os seus resultados.
Abstract: This Course Conclusion Work emphasizes a case study applied to the Municipal School Centenário Presidente João Pessoa on the skills of pedagogy in the classroom. It is an exploratory study that concisely a topic that can take multiple strands. In the case of proposed, our intention was to examine how school teachers surveyed deal with the emergence of new competencies and skills in the teaching of their own disciplines. Once the research question sought to answer the following question: What are the advantages that a didactic approach grounded in pedagogy provides skills, instantly learning? Therefore, our methodology consisted of quantitative and qualitative approach, the type case study, in which the collection of data allows us to trace the socioeconomic profile of teachers and interview them about the challenges of the application of skills in the classroom. Beside this, we seek to know the socioeconomic profile and measured the level of satisfaction of the teaching staff of the school studied. A survey of this type deals with numerous challenges, but the biggest is sullen resistance of teachers who prefer to treat this subject in a secondary way. However, there is no way to put aside such an important topic these days, especially considering their impact on the world of work, for example. As research is an exploratory activity, the results are considered as partial, since there is the possibility of future research to prove or refute the results.
Palavras-chave: Competências
Educação
Pedagogia
Pedagogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4042
Data do documento: 10-Fev-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DTCA10122013.pdf. .pdf549,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.