Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4045
metadata.dc.type: TCC
Title: Continuar a aprender: entre o desafio e a realidade da EJA nos dias atuais
metadata.dc.creator: Santos, Deyseane Santana dos
Azevedo, Grace Mary Nunes de
Dantas, Maria de Fatima Vasconcelis
metadata.dc.contributor.advisor1: Diniz, Adriana Valéria Santos
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, intitulada “Continuar a aprender: entre o desafio e realidade da EJA nos dias atuais”, se desenvolveu junto a uma turma de alfabetização da EJA (Ciclo I) localizada em uma Escola Municipal de João Pessoa e teve como objetivo analisar os fatores que contribuem para a permanência dos alunos da EJA na escola, mapeando as expectativas dos alunos para a conclusão do curso e procurando compreender o papel e a importância da prática pedagógica docente e escolar para a permanência destes. Realizamos uma pesquisa qualitativa em uma turma em que o ciclo de alfabetização estava no processo inicial por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com a educadora, gestoras e alfabetizandos. Com isso, pode-se verificar que a ação pedagógica da educadora, aparentemente, se alicerçava numa prática de cunho tradicional com ênfase em atividades que visam à aquisição das habilidades de leitura, escrita e cálculo.
Abstract: This research, entitled “Keep learning: Between the challenge and reality of EJA in the present day”, was developed together with a group of EJA alphabetization (Cycle I), located in a municipal school in João Pessoa, in order to analyze the factors that contribute to the permanence of EJA students in school, mapping the students expectations to complete the course and trying to understand the role and importance of educational pedagogical practice and scholastic for students permanence. We conducted a qualitative study in a classroom where the alphabetization cycle was in the initial process, through observations, semi- structured interviews with teacher, managers and learners. Thus, we could verify that the pedagogical action of the teacher apparently consolidate a practice of traditional features, with emphasis on activities that aimed the acquisition of skills in reading, writing and arithmetic.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4045
Issue Date: 11-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSS17102013.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.