Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4050
metadata.dc.type: TCC
Title: Lendo e aprendendo: o papel da leitura na educação infantil
metadata.dc.creator: Florentino, Lidiane Fidelis
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Karla Lucena de
metadata.dc.description.resumo: Entender qual o papel da leitura dentro do caminhar educativo possibilita um novo olhar para sua utilização. Distinguir quais os pontos essenciais no feitio diário é passar a percebê-la na sua amplitude visando um fazer mais coerente dentro e fora do espaço educacional. Nesse sentido compõe-se o trabalho com o objetivo de investigar como vem sendo realizado o trabalho com a leitura na Escola Municipal João Maximino, situada no Município de Cuité de Mamanguape - PB. Dentro deste contexto trabalhou-se com uma pesquisa bibliográfica, exploratória, do tipo descritiva, de cunho qualitativo. Dando suporte aplicou-se uma entrevista semi estruturada com 06. Tomou-se como referencial BAKHTIN, MARCUSCH, FREIRE, KLEIMAN dentre outros. Concluído a referida pesquisa constatou que a leitura está presente no dia a dia, porém sofrendo ainda de dificuldade no acesso e na real apreensão do que se tem como possibilidades para que se trabalhem de forma rica dentro e fora do espaço escolar
Abstract: Understand the role of reading within walking education enables a new look for its use. Distinguish which key points in shape everyday is going to perceive it in its breadth to targeting a more consistent within and outside the educational space. Accordingly composed the work in order to investigate how the work being done by reading the Municipal School John Maximino, located in the Municipality of Cuité Mamanguape - PB. Within this context we worked with a bibliographical research, exploratory, descriptive, using a qualitative approach. Supporting applied a semi structured interviews with 06. Taken as a reference Bakhtin, MARCUSCH, Freire, KLEIMAN among others. Concluded that the survey found that reading is present in everyday life, but still suffer from difficulties in access and real comprehension of what you have as possibilities that work so rich inside and outside the school.
Keywords: Educação Infantil
Leitura
Linguagem
Early Childhood Education
Reading
Language
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4050
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFF03102013.pdf482,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.