Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4050
Tipo: TCC
Título: Lendo e aprendendo: o papel da leitura na educação infantil
Autor(es): Florentino, Lidiane Fidelis
Primeiro Orientador: Souza, Karla Lucena de
Resumo: Entender qual o papel da leitura dentro do caminhar educativo possibilita um novo olhar para sua utilização. Distinguir quais os pontos essenciais no feitio diário é passar a percebê-la na sua amplitude visando um fazer mais coerente dentro e fora do espaço educacional. Nesse sentido compõe-se o trabalho com o objetivo de investigar como vem sendo realizado o trabalho com a leitura na Escola Municipal João Maximino, situada no Município de Cuité de Mamanguape - PB. Dentro deste contexto trabalhou-se com uma pesquisa bibliográfica, exploratória, do tipo descritiva, de cunho qualitativo. Dando suporte aplicou-se uma entrevista semi estruturada com 06. Tomou-se como referencial BAKHTIN, MARCUSCH, FREIRE, KLEIMAN dentre outros. Concluído a referida pesquisa constatou que a leitura está presente no dia a dia, porém sofrendo ainda de dificuldade no acesso e na real apreensão do que se tem como possibilidades para que se trabalhem de forma rica dentro e fora do espaço escolar
Abstract: Understand the role of reading within walking education enables a new look for its use. Distinguish which key points in shape everyday is going to perceive it in its breadth to targeting a more consistent within and outside the educational space. Accordingly composed the work in order to investigate how the work being done by reading the Municipal School John Maximino, located in the Municipality of Cuité Mamanguape - PB. Within this context we worked with a bibliographical research, exploratory, descriptive, using a qualitative approach. Supporting applied a semi structured interviews with 06. Taken as a reference Bakhtin, MARCUSCH, Freire, KLEIMAN among others. Concluded that the survey found that reading is present in everyday life, but still suffer from difficulties in access and real comprehension of what you have as possibilities that work so rich inside and outside the school.
Palavras-chave: Educação infantil
Leitura
Linguagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4050
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFF03102013.pdf482,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.