Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/406
metadata.dc.type: TCC
Title: O Movimento da Matemática Moderna: Repercussão na abordagem no Brasil do conceito de função nos livros didáticos das décadas de 1950 a 1970.
metadata.dc.creator: Abreu, Kelyane Barboza de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Eduardo Gonçalves dos.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a abordagem do conceito de função em quatro coleções de livros didáticos, apontando de que forma o Movimento da Matemática Moderna repercutiu em suas estruturas metodológicas. Inicialmente fizemos um breve histórico sobre o surgimento do conceito de função ao longo dos tempos, desde períodos remotos até o presente, e como se deu a inserção desse assunto no ensino secundário do Brasil. Seguindo, apontamos como surgiu o Movimento da Matemática Moderna em nível mundial e brasileiro. Com base nesse conhecimento, fizemos uma síntese de como o conceito de função era abordado no período pré-matemática moderna e na matemática moderna partindo então para a análise dos livros didáticos. Essa análise foi realizada de forma exterior, apontando seus aspectos bibliográficos e em seguida de maneira interior, levando em consideração os aspectos metodológicos. Logo após fizemos algumas observações em pesquisas do período de 1990 a 2001, que tratavam das dificuldades encontradas pelos alunos ao estudarem o conceito de função e, apoiados nessas observações foram feitas algumas críticas ao currículo tradicional e ao currículo moderno. Por fim, apontamos algumas sugestões a serem utilizadas pelos professores no que se refere ao ensino de função.
Abstract: This research work aims to examine the approach of the concept of mathematical function as presented by four collections of textbooks, pointing out how the Modern Mathematics Movement impacted on their methodological structures. Initially, we present an outline of the history of the emergence of the concept of function over time, from remote past to the present day, and how this subject was introduced in secondary school education in Brazil. Subsequently, we turn our attention to analyzing the context in which the Modern Mathematics Movement took place in Brazil and abroad. Based on this knowledge, we give an overview of how the concept of function was addressed in pre-modern mathematics and modern mathematics periods; we then proceed to analyze the textbooks. This analysis was firstly performed from an external viewpoint, emphasizing bibliographical aspects and then from an internal standpoint, taking into account their methodological aspects. As a natural step forward we examine some research works published from 1990 to 2001 dealing with difficulties faced by students when learning the concept of mathematical function, and taking these observations as a basis we present a critique of traditional and modern curricula of school mathematics. Finally, we point out some suggestions to be used by mathematics teachers in teaching functions.
Keywords: Matemática moderna
Estudo e ensino da matemática
Modern mathematics
Study and teaching of mathematics
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/406
Issue Date: 26-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KBA26082013.pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.