Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4073
metadata.dc.type: TCC
Title: O brincar na educação infantil no município de Boqueirão-PB
metadata.dc.creator: Cavalcante, Ianna Brígida de Macêdo Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, Wilder Kleber Fernandes de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por temática “O brincar na educação infantil na cidade de Boqueirão, PB”, cujo intuito é analisar como os professores utilizam o lúdico para estimular a aprendizagem, o desenvolvimento criativo, imaginativo e social da criança. Tem como objetivo geral analisar como as professoras do município estão trabalhando o brincar em sala de aula e saber as suas concepções acerca do lúdico e de sua importância, fazendo assim uma comparação entre as duas escolas visitadas, através da brincadeira desenvolvida no cotidiano escolar, pois se sabe que a criança desenvolve a criatividade e sua potencialidade no brincar, a imaginação de forma simbólica e também o social, motor e cognitivo. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, sendo realizada na Creche Municipal, localizada no bairro Bela Vista e na Escola Privada, localizada no centro do município de Boqueirão – PB, onde foram coletados dados através de questionários, perante aos professores participantes, que foi possível identificar os seguintes dados: neste sentido, a pesquisa de campo tem por objetivo propor uma análise do papel das brincadeiras como instrumento de ensino- aprendizagem a partir do brincar no processo educacional nas salas da educação infantil do município em estudo. Foi buscado promover um estudo de conhecimento e comparação com os teóricos Piaget (1998) e Vygotsky (1991), que desenvolveram pesquisas e trabalhos direcionados para as fases de desenvolvimento das crianças, assim como outros teóricos que abordam a temática referente às práticas lúdicas no processo educativo.
Abstract: This paper has the theme "Playing in the education of children in the city of Boqueirão, PB", whose purpose is to analyze how teachers use play to stimulate learning, creative, imaginative and social development of the child. Its objective is to analyze how the teachers of the municipality are working in the classroom and learn their conceptions about the play and its importance, thus making a comparison between the two schools visited, through the play developed in school every day, because we know that the child develops creativity and its potentiality in playing, it develops the imagination in a symbolic and also the social, motor and cognitive form. The qualitative research was carried out in the Municipal Nursery, located in the Bela Vista neighborhood and in the Escola Privada, located in the center of the municipality of Boqueirão - PB, where data were collected through questionnaires, to the participating teachers, where it is possible to identify the following data: In this sense, the field research aims to propose an analysis of the role of play as a teaching- learning instrument from the play in the educational process in the nursery rooms of the municipality under study. In our study we seek to promote a study of knowledge and comparison with the theorists Piaget (1998), Vygotsky (1991), who has some researches and works directed to the developmental phases of the children, as well as other theorists that approach the subject of practices in the educational process.
Keywords: Brincar
Educação Infantil
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4073
Issue Date: 15-Jan-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IBMBC27042018.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.