Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4075
Tipo: | TCC |
Título: | Vestígios de educação nos escritos de Analice Caldas de Barros (1891-1945) |
Autor(es): | Alves, Aline Manoela da Silva Silva, Shirley Targino |
Primeiro Orientador: | Nunes, Maria Lúcia |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe analisar duas obras escritas pela educadora Analice Caldas de Barros; a primeira é o livro intitulado como Alagoa Nova (1940) e a segunda é a coluna da revista Era Nova intitulada por Álbum de Mlle. Analice Caldas, a fim de identificar vestígios do pensamento da autora sobre a educação. A primeira obra consiste numa leitura sobre a cidade de Alagoa Nova - PB em seus diversos aspectos e os dados genealógicos dos ancestrais alagoanovenses. Este trabalho destaca a importância desse livro que se localiza na historiografia da Paraíba, registrando a fundação da cidade de Alagoa Nova - PB e o desenvolvimento dos diversos setores, entre eles a educação; apontando elementos para a compreensão da configuração social, cultural e educacional do recorte estabelecido. Já a segunda obra trata da coluna de cunho social da revista Era Nova em que é apresentado um questionário produzido e editado pela própria educadora. Nesta coluna a mesma questiona os seus entrevistados sobre vários temas pertinentes para a sociedade da década de 1920, até perguntas estrategicamente pontuadas: O que acha do feminismo, o que pensa do casamento, o que pensa da religião, o que pensa da sociedade e outras. Os aportes da nova história cultural embasaram a construção do referencial teórico metodológico deste trabalho, pois a corrente de pensamentos advinda do movimento Annales abriu um espaço para a consideração das contribuições históricas de sujeitos outrora excluídos pela historiografia, como a mulher, entre outros. Fez-se uma abordagem histórica, por meio da pesquisa biobibliográfica e da análise qualitativa dos conteúdos das obras aludidas acerca da educação, além de apresentar dados biográficos sobre a professora Analice Caldas de Barros, educadora e participe de movimentos femininos na sociedade paraibana do século XX. O desenvolvimento da investigação aponta que Analice Caldas, durante sua atuação, deu contribuições ao meio político, social e educacional com suas práticas pedagógicas e de escrita nas revistas e jornais paraibanos da época, trazendo à discussão questões e deixando registrados vestígios do cenário educacional da Paraíba, no recorte temporal de 1891- 1945. |
Abstract: | The present graduation conclusion text is intended to analyse two written works produced by the educator Analice Caldas de Barros; the first is a book entitled ‘Alagoa Nova (1940)’ and the second is a magazine column ‘Álbum de Mlle. Analice Caldas’, published in the ‘Era Nova’ magazine. These works were studied searching for vestiges of the author ́s opinions in regards to education. The first work consists of a reading on the city Alagoa Nova – PB about its many aspects and the genealogic data of the early alagoanovenses. This text pulls emphasis to the importance of this book, which is in Paraiba’s historiography, registering the foundation of Alagoa Nova – PB and the development of several of its sectors among them education; Pointing out elements for comprehension of social configuration, cultural and educational state of the temporal slice. The second work is about the social column of the ‘Era Nova’ magazine produced and edited by the educator herself in which is presented a questionnaire to her interviewees. In the column she questions her subjects about many pertinent themes to the society of the 1920 decade. Even with some strategically punctuated questions, like: What do you think about feminism? What do you think of marriage? What do you think of religion? What do you think of society? Among others. The theoretical methodological reference used in this text took its basis on the moulds of the New Cultural History. This line of thought, reminiscent of the Annales School movement, opened up space for the consideration of historic contributions of subjects before excluded by traditional historiography, such as women, among others. A historic approach makes itself necessary through bibliographic research and a qualitative analysis on the educational contents of the aforementioned works. Beyond presenting historical data about Analice Caldas de Barros, educator and member of feminist movements in the society of Paraíba in the twentieth century, the development of this investigation points that Analice Caldas de Barros, during her actuation, contributed to the political, social and educational environments with her pedagogical practices and writings in magazines and newspapers of the time. Therefore, it was verified that the educator was a woman of great importance on the educational scenery of Paraíba |
Palavras-chave: | Escritos - Analice Caldas de Barros Educação - história Feminismo - educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4075 |
Data do documento: | 26-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMSA18072014.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.